sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Outros Tipos de Alfabetos...

                                           
                                              ALFABETO JAPONÊS

                                         
                                               ALFABETO ÁRABE


                
                                           ALFABETO  ARAMAICO




                                          
                                                 ALFABETO MANUAL - PARA SURDOS




                                               ALFABETO BRAILLE - PARA CEGOS

LUDICIDADE...

A HISTÓRIA DO ALFABETO

Num lugar não tão distante existia uma família muito grande e unida: a família Alfabeto.
Como toda família, eles brigavam e também faziam as pazes.
A mãe era dona K, o pai era o seu W, e também tinha uma tia que morava junto, a dona Y.
A mamãe e o papai tinham 23 filhos. É, isso ai, 23 filhos!!!
Eram 5 meninas e 18 meninos.
As meninas eram chamadas de A, E, I, O e U.
Os meninos eram chamados de B, C, D, F, G, H, J, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, X, e Z.
Puxa, quanto filhos não é?
Mas a mamãe e o papai não erravam os nome , nem esqueciam de ninguém.
Um belo dia, o meninos estavam muito agitados e brincando entre si, quando as meninas chegaram para brincar junto com eles. Mas os meninos não queriam que as meninas brincassem. O J disse:
- Saiam daqui, não queremos brincar com vocês!
O M rebateu:
- É isso ai, saiam daqui, essa brincadeira é pra meninos!
- Mas nós queremos brincar!!! - disse a irmã A.
- Não!!!!! Saiam daqui! - disse o H.
As meninas muito tristes ainda tentaram argumentar, mas os meninos foram muito ruins com elas.
Elas muito tristes foram chorar em outro canto de sua casa, quando uma fada madrinha apareceu e perguntou o que estava acontecendo. Elas explicaram que seus irmãos foram muito rudes com elas.
- O H foi o que mais xingou a gente! - disse a irmã I.
- É, o G e o Q também até puxaram meu cabelo. -disse a irmã U
- Mas que coisa feia esses meninos, maltratando suas irmãs. Já sei o que vamos fazer!
- O quê, o quê? - perguntou a irmã O.
- Vamos tirar a voz dos meninos para que não possam mais xingar vocês. Eles ficarão mudos. -disse a fada madrinha.
- Mas que triste! Não quero meus irmãos mudos! -disse a irmã E
- Calma minha linda. Não vai ser pra sempre. Só por 1 dia.
- Ah bom! Então tá. - irmã E disse.
E assim foi feito, a fada madrinha lançou o encanto e os irmãos ficaram mudos, sem voz, não tinham som. Queriam falar, mas não conseguiam (imitar o som do B sem a vogal e assim por diante com as outras consoantes).As meninas não riam deles, mas disseram que era uma lição, pra que eles nunca mais voltassem a xingar ou bater nos outros.
No outro dia, os irmãos já tinham suas vozes outra vez, menos o irmão H. Ele não tinha mais voz, ficou mudo pra sempre. A fada madrinha explicou que como ele tinha sido muito malvado, ele não ia mais falar.
As meninas ficaram tristes, mas a fada madrinha não quis reverter o feitiço com o irmão H.Quando todos já estavam indo embora, perceberam que os irmãos G e Q também estavam chorando. Eles também tinham ficado mudos.
A irmã U muito triste foi dar um abraço nele, quando de repente a voz deles voltou. Assim que a irmã U saiu de perto a voz sumiu. A fada madrinha apareceu e explicou que como eles tinham feito muita maldade com a irmã U, eles só conseguiriam falar perto da irmã U (GU e QU).
Assim, depois de todos os problemas os irmãos prometeram nunca mais fazer maldade com ninguém.
Papai e mamãe ficaram muito felizes com essa decisão. A partir daquele dia a família Alfabeto nunca mais brigou e viveram felizes para sempre.

(autor desconhecido)
Retirado do blog:http://educaoumatodeamor.blogspot.com/

Laelson e Beatriz - 29 de setembro

Atividades com Alfabeto Móvel, Nome, recorte e colagem no Atendimento !






Jogo de sequência alfabética no computador - Software Educativo

29.09 - Atendimento João Carlos


Meios de Transporte





29 de setembro - Atendimento Vitória e Rayssa

Atividades com Dinheirinho:

- Identificar as cédulas;
- Estimar valores;
- Montar quantidades pedidas;
- Calcular soma de preços em atividades de folha.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Atendimento da educanda Nathalia

1- Atividades com o nome - Recorte, montagem e colagem das letras do nome;

2- Quebra-cabeça da atividade com o nome;

2- Atividade de coordenação motora: alinhavar o contorno do corpo do boneco;

3- Desenho da figura humana: as partes do corpo




28 de setembro - Atendimento Izabela

Exploração de Instrumentos Musicais:

- Manipular;
-Chacoalhar;
-Seguir o ritmo cantado pela professora;
-Brincar com o instrumento.








Letra da Música preferida da IZABELA:    



Fui morar numa casinha-nha
Infestada- da de cupim-pim-pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:

Fui morar numa casinha nha
Infestada da de florzinha nha
saiu de lá lá lá uma princesinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim :
Smack! Smack!



 

UMA CANÇÃO DO SHOW-AULA - Compositor Caetano Veloso

Projeto Show-aula: o descortinar da música no ensino fundamental.




O Projeto Show-aula: o descortinar da música no ensino fundamental tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, através da Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e da empresa Coletivo Itajaí. Em 2011, na segunda edição do Show-aula, serão contempladas 15 unidades de ensino.
   
 O Projeto tem o intuito de descortinar o universo musical brasileiro para os alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itajaí e despertar o interesse dos estudantes para esta disciplina que passará a ser obrigatória no currículo escolar. Idealizado pelo músico itajaiense Arnou de Melo, a proposta prevê a realização de um “show-aula”, com apresentação didática dos instrumentos, ritmos e história dos autores/compositores brasileiros que comporão o programa em forma de um "pocket show” do “Arnou de Melo Trio”.

    
Instrumentos que fazem partes do projeto:









TEXTO  PRODUZIDO POR JHONATHAN:

A guitarra é um instrumento da família das guitarras cujo som é feito pela vibração da corda.
Os sinais elétricos podem ser transmitido por um alto falante.




28/09/11 - Atendimento Rayssa e João

1)     Nosso dinheiro

·       Visualizar células de papel;
·       Dizer o valor de cada célula apontada;
·       Atividade em folha - Noção de valor das mercadorias;



2)    Participação da dupla junto com a profª no Show-aula
Para a turma do 5ºano e 6ªsérie

Projeto -Show-aula  - O Descortinar da MÚSICA  no ensino fundamental
·       Apreciação musical das melodias tocadas , dos instrumento :violão trompete saxofone ,tamborim, malacacheta , triângulo , pandeiro contra- baixo, ...






Profª Andréa-: Qual instrumento musical você achou mais interessante ?
João: ‘’ o violão ‘’  
Rayssa: ‘’ o violão ‘’  

Saudações do Jhonathan...


 Olá Pessoal !

A partir de hoje , já com a reinstalação  da INTERNET em nosso computador da sala Multifuncional eu, Jhonathan  Willian estarei digitando e movimentando o BLOG da turma.
Quero que vocês  fiquem visitando o nosso BLOG e coloquem uns comentário.
Saudação J jhonathan J


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Luciana e Jeferson - 26 de setembro

LITERATURA  INFANTIL : JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

- Ouvir a história;
- Recontá-la;
- Imaginar-se se fosse o personagem quais atitudes tomaria;
- Conversa sobre a situação que João e sua mãe enfrentaram (fome, falta de trabalho para sobreviverem);
- Existe a Galinha dos Ovos de Ouro? Dinheiro cai do céu? Reflexão sobre a importância do trabalho.
- Atividade com Quebra-cabeça da história
- Digitar seu nome completo no computador.




A origem da História:

João e o Pé de Feijão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ilustração de Arthur Rackham.
João e o pé de feijão é um conto de fadas de origem inglesa. A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890, com a publicação de English Fairy Tales. A versão de Jacobs é mais comumente publicada atualmente e acredita-se que seja mais próxima e fiel às versões orais do que a de Tabart, porque nesta falta a moral que há naquela .

Enredo
A história conta que um menino, chamado João, vai ao mercado a mando de sua mãe com o objetivo de vender uma vaca. Quando João chega ao mercado, um estranho lhe propõe cinco "feijões mágicos em troca da vaca. João aceita a barganha e retorna para casa com os feijões no bolso. A mãe fica furiosa por ele não ter seguido suas instruções de vender a vaca e joga os feijões pela janela. Enquanto João dorme, os feijões germinam e dão origem a gigantes pés de feijão. João ao acordar, escala o pé de feijão e chega à uma terra acima das nuvens. Este lugar é habitado por um gigante que se alimenta de seres humanos.
João é protegido pela esposa do gigante e consegue fugir dali depois de roubar uma sacola de moedas de ouro. João retorna no dia seguinte e rouba a galinha dos ovos de ouro do gigante e mais uma vez consegue escapar ileso. No terceiro dia, João volta à terra do gigante para roubar uma harpa de ouro. Dessa vez, o gigante persegue João, mas João consegue descer o pé de feijão mais rapidamente e o corta com um machado.

Controvérsias
Esse conto é marcado por controvérsias porque retrata um héroi que entra escondido na casa de um homem, ganha a simpatia de sua esposa para assim conseguir roubá-lo e por fim o mata. Ele não encontra nenhum conflito moral ou punição por seus atos.

VOCÊ CONCORDA COM ESSA QUESTÃO ?

26 de setembro - Arthur e Lucas


Atendimento do Educando Lucas Alexandre  de Souza  e Arthur Pereira Paulo
1-    Assistirem  ao Vídeo:
Referente a matéria televisiva realizada sobre a Sala Multifuncional da E.B. Prefeito Alberto Werner.
2-    Conhecer , ler as postagens , pesquisar no nosso BLOG;
3-    Apontar qual a atividade postada no atendimento dos colegas, achou mais interessante;
Resposta do Lucas: Fernando porque ele fala do Brasil  eu achei legal 
Resposta do Arthur: Gostei do Vídeo sobre o Brasil!
4-    Responder:
Lucas:
A)   O que você sabe sobre o BRASIL? O que você estudou até hoje sobre o Brasil e gravou?
R: Dei muitas cidades
B)   O Brasil é um município, estado, região, país ou continente?
R:O BRASIL é um pais
C)   Nosso país é dividido em partes? Quais são essas partes?
R:sul,norte,oetes,oletes
Arthur:
A)   O vídeo que você assistiu mostra o quê?
R: Danças, culinária.
B)   Quais são as 5 Regiões do Brasil?
R: Norte, Sul, Oeste, Centro Oeste e Nordeste.
C)   Qual região do nosso país, tem como costume na sua culinária, um prato típico com o peixe PIRARUCU?
R: Acho que é Nordeste (Arthur havia perguntado o que era Pirarucu, assistindo ao vídeo)
D)   Dependendo de cada região brasileira os tipos de danças mudam?
R: Não

Continuação das atividades :


6-    Conversa sobre os costumes vistos no vídeo pelos dois educandos, juntamente com a professora;

7-    Pesquisa no Google sobre o que é o PIRARUCU (no vídeo aparece um prato típico com esse peixe);

8-    Montagem de um texto seu, sobre o que pesquisou;

9-    Correção ortográfica de seu texto;

10- Aprender a utilizar duas janelas diferentes (google para pesquisar e Word para digitar), abrindo ou minimizando-as.
5-    Assistir ao Vídeo: Regiões do Brasil (vídeo postado em nosso BLOG);

Texto montado por Lucas  (sem as devidas correções):

O pirarucu  é  o  maior peixe  que  extidil no  mudo todo.  eles fico vermelhos  , eles peso 150kg eles chego até 2 metros Eles ficam em águas mais lodosas.
Os machos e as fêmea  cuidam  dos filhotes deles e sua carne é  delisiosa     

Palavras para serem corrigidas:
Pirarucu – existiu – mundo- Eles ficam – pesam – chegam- deliciosa
           
            Texto reestruturado pelo educando (após as intervenções acima):

            O Pirarucu  é  o  maior peixe  que  já existiu no mundo todo .     Eles ficam vermelhos  , pesam 150kg e chegam  até 2 metros. Eles ficam em águas mais lodosas.
Os machos e as fêmea  cuidam  dos filhotes deles e sua carne é  deliciosa  






Imagens encontradas pelo educando no Google Imagens referentes ao Pirarucu




Texto montado por Arthur após sua pesquisa (já corrigido por ele):




O Pirarucu é o maior peixe da Amazonia até250kg.
Este peixe tem estômago de tubarão, torna-se marrom e a cabeça fica preta.
Ele mora nas águas salgadas.



Corrija:

1- Pirarucu
2-Amazônia ,
3- ele pesa até
4-Este
5-Ele



Imagem pesquisada por Arthur no Google Imagens

sábado, 24 de setembro de 2011

Entrevista dada pela Professora Andréa esclarece os OBJETIVOS DE CRIAÇÃO DESSE BLOG

1.Curso de formação (e de pós-graduação, se tiver); tempo de magistério; como é o trabalho que realiza na sala multifuncional? Você leciona alguma disciplina? Seus alunos são do ensino fundamental ou médio?
Sou formada em Pedagogia Pré-Escolar (1994), fiz também  Complementação em Pedagogia Séries Iniciais (2003) pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Tenho duas Pós Graduações:   A prática lúdica em Educação Infantil e Séries Iniciais (2009) e Educação Especial (concluída em setembro de 2011)
Sou professora efetiva na rede municipal de Educação Infantil 20h  e Ensino Fundamental 20h, totalizando a carga horária de 40h semanais, atuo há quase 20 anos na Rede Pública.
Atualmente assumi a Sala de Recursos Multifuncionais 40h. O trabalho que realizo na Sala Multifuncional é de cunho pedagógico,objetivando avanços na questão cognitiva, afetiva,social e motora do aluno com necessidades educacionais especiais – ANEE.  Atendo no período contrário ao ensino regular, 16 alunos que cursam o ensino fundamental  da unidade escolar com diagnósticos variados de Autismo, Síndrome de Willians, Síndrome de Asperger, Síndrome de Ossos de Cristal – Osteogênese Imperfeita, Deficiência Auditiva,Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual,Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,Dislexia, Epilepsia de Ausência da Infância.
Os alunos  ( do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental),recebem atendimento no contraturno, duas vezes na semana no período corrido de 2 horas, individualmente ou em duplas dependendo do caso.
Nesses atendimentos são realizadas atividades  que irão auxiliá-los em um melhor desempenho no ensino formal, que irão auxiliá-los a desenvolver maior independência e autonomia na vida diária.
Atividades essas envolvendo Linguagem, sensações,percepções, coordenação motora, atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, nomeação e formação de conceitos, atividades de vida diária – AVDs, atividades que envolvam questões comportamentais e que auxiliem na sala de aula a aceitar o outro, tolerar frustrações, expor seus desejos e anseios, etc.  Também desenvolvo na SRMs  a Comunicação Alternativa, a Tecnologia Assistiva, a Produção de Materiais Pedagógicos Adaptados buscando constante intercâmbio e oferecimento de orientações aos professores que atuam com esses educandos no ensino regular.

2. Quando foi criado esse blog? Jhonathan estava em que série ou ano? Ele também tem algum tipo de deficiência? Qual?
Dentro desse trabalho com a Tecnologia Assistiva, buscando uma Tecnologia Acessível eu comecei  a desenvolver com o educando Jhonathan , aluno da sétima série, que apresenta um diagnóstico de Déficit Cognitivo leve associado a Transtorno de Déficit de Atenção , atividades de pesquisas na Internet, utilização dos programas oferecidos pelo computador , jogos on line que despertassem seu interesse e contribuíssem para melhorar sua leitura, escrita, atenção, raciocínio e principalmente a criatividade, a capacidade de tomar decisões, dar sugestões e de ter iniciativas.
Nesse processo, Jhonathan sinalizou sua vontade de criar um BLOG. Á partir de seu interesse , foi criado o espaço virtual  http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com/  . O Blog foi criado em agosto do corrente ano.
Nesse espaço os  alunos irão pesquisar, ler, escrever comentários, expor suas produções nos atendimentos, opinar sobre o que desejam ampliar de conhecimento...construindo seu aprendizado no BLOG e tendo acesso às construções dos demais colegas.
Os três alunos mais velhos (sexta e sétima séries, incluindo Jhonathan) ficarão responsáveis pela digitação dos textos, dos atendimentos realizados a serem postados no BLOG, bem como aprenderão como postar imagens, documentos, configurar, mexer no design do BLOG...
O objetivo dessa ação será o de estimular nesses ANEEs  a importância da RESPONSABILIDADE, CUMPRIMENTO DE SUAS OBRIGAÇÕES, ORGANIZAÇÃO E ATENÇÃO AO TRABALHO QUE SE COMPROMETEU A EXECUTAR  e quem sabe contribuir para inseri-los com mais chances no Mercado de Trabalho.
Toda  a equipe técnico pedagógica da unidade escolar (direção, especialistas, professores, monitores dos alunos...) poderá acompanhar os atendimentos , trocando pareceres, idéias e sugestões  com a professora Andréa.
Alunos envolvidos e suas famílias terão acesso ao que está sendo produzido e autonomia para opiniões  e sugestões de novas possibilidades na utilização dessa ferramenta virtual  e colegas da instituição escolar poderão visitar incentivando-os a acreditarem em seu potencial.
Acredito que o BLOG pode servir como um instrumento de divulgação do trabalho de Atendimento Educacional Especializado, como um meio de aproximação da  professora do AEEE com professores do ensino regular, como uma ferramenta de inclusão das famílias no processo ensino aprendizagem, como um recurso de avaliação de todos os envolvidos, como um instrumento  acessível a todos e gratuito...enfim, acredito que esse projeto evoluirá com várias formas de exploração e várias vertentes de contribuição e ao sistema de ensino de modo geral!
3. Você pode relatar algum tipo de mudança em seus alunos desde que o blog foi criado?
Elevação da auto-estima, melhora na linguagem (processo de leitura e escrita), melhora no vínculo afetivo com a professora do AEE, demonstrações de confiança em si mesmo e na sua capacidade...

4. Mais algo a ressaltar?

Eu gostaria de ressaltar que desde  06 de maio de 2011, eu movimento um BLOG da Sala MULTIESPECIAL no endereço:  http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com/
O  Blog foi criado inicialmente com o objetivo de informar toda a comunidade escolar(direção, professores, pais ) sobre as questões inclusivas, as questões das deficiências existentes na nossa instituição de ensino, atividades apropriadas aos ANEEs, as dúvidas referentes a Legislação em vigor, ...
Quando houve interesse por parte de Jhonathan, criamos um Blog, que funcionaria como uma extensão do Processo Inclusivo que já havia iniciado!
Visite também o http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com/  e me dê um parecer seu do que achou...
Obrigada!
Um abraço, Professora Andréa Regina Marques Padilha

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Educador Especial - Qual o seu papel?

" Ensinar, na perspectiva inclusiva significa ressignificar o papel do professor, da escola, da educação e das práticas pedagógicas que são usuais no contexto  excludente do nosso ensino, em todos os seus níveis ".
                                                                            Mantoan - 2003