segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atendimento Lucas

Atividades no SITE POISSONROUGE - SITE EDUCATIVO INTERATIVO MARAVILHOSO!SUGESTÃO DE MINHA       TUTORA ELIANE SOARES DA SILVA - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS - CURSO Á DISTÂNCIA QUE FAÇO PELA UFRGS. 


CONFIRAM CLICANDO AQUI:

http://www.poissonrouge.com/






Lucas interagindo no site:








João e Laelson

   Atividades em sites educativos referente a sequência alfabética - com e sem ficha de referência;


  Montagem individual da sequência do alfabeto - sem referência, um podendo auxiliar o outro;





Montagem de Laelson    

sugestões de Sites com  JOGOS  EDUCATIVOS mais


utilizados nos AEEs de nossa Sala Multiespecial:



http://www.atividadeseducativas.com.br/ - Utilizamos bastante : Estrada Maluca,  Dr. Franz e as palavras,  Rampa, ...é um site de Jogos completo! Tem memória Braille, atividades de memória, alfabetização, raciocínio, matemática, atividades sobre libras, Braille. Vale a pena conferir!

http://www.jogosdecarrosgratis.com/jogos/parker--badger/ - Sugiro Jogos de organizar as caixas para a moto sair!


http://www.njogos.pt/family_banquet.html - Sugiro : Comida para a família, Diego bate fotos,
http://ratolandia.folha.com.br/jogos/labirinto/ - Sugiro :  Labirinto do rato
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo-codigo-zzb.html - Sugiro :  Digite o Código Zuzubalândia, Jogo da forca do rei,  Jogo da Maria Mole, ...


  

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Beatriz

* Após as explorações com a história realizamos uma atividade para percepção dos sentimentos do personagem - FELICIDADE/ TRISTEZA/ MEDO/ RAIVA;
* Recorte em forma circular;
* Montagem do nome - Seleção das letras, organização, recorte e colagem;
* Cópia da data.




Realizamos imitações na frente do espelho das expressões faciais de NITO;

Brincamos de bater fotos das expressões para Bia ver no computador;












 



Editamos as fotos no PAINT, a professora escreveu os sentimentos e Beatriz escolheu as CORES que mais combinavam com ESSES SENTIMENTOS.




João Carlos

·         Interpretações com a Literatura - O Menino Nito
·         Identificar os personagens da história
·         Nomear e colorir os personagens
·         Escrever os nomes como souber







·         Identificar nas quatro palavras apresentadas quais os nomes de cada personagem e colar  abaixo
·         Assinalar com X o personagem PRINCIPAL da historinha



Profª pergunta: João, menino pode chorar?
R: Pode!  - Você chora? R: Sim!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Laelson e Rayssa

Após as interpretações, Laelson montou a CAPA da  História de Nito:






Rayssa refletiu sobre:

 O QUE VOCÊ VIU NA HISTÓRIA DE NITO QUE LEMBRA SUA CASA?

Respondeu por escrito e após digitou no Word:

QUANDO EU E A MINHA MAE RIMOS DA MINHA IRMA ELA COMESSA A CHORA.

Fez também seu desenho e pintou com AQUARELA:





Professora Andréa para Laelson:
- Seu pai tanbém é assim como o pai de Nito, Laelson?
- Ah, não é não professora ! É bem diferente... (pensa)
  A minha professora Adriana disse que ninguém é igual a ninguém! As pessoas são todas diferentes! (dá um sorriso)

Vocês percebem a poesia que existe num momento como esse? Eu sinto nessas horas que estou no lugar em que eu deveria estar ***






Atividades Desenvolvidas na semana:

Visualização das imagens: nomear as figuras, identificar e apontar os personagens, interpretar o que representa o MURO, o RIO, as BACIAS...;

Suposições orais do que irá acontecer quadro a quadro;

Identificações na capa: Nome da história, nome da autora, nome do ilustrador, conceitos de autor ,ilustrador, editora...

Conversa sobre os sentimentos de NITO e da criança que leu ou ouviu a história: menino chora? Pode chorar? Você chora? Como é chorar com razão?...;

Relação através de relatos orais ou escritos da história com a sua realidade;

Atividades de Leitura: Leitura de um trecho, de uma frase, de uma palavra, de uma letra se for o caso...;

Atividades de escrita, desenho, pintura, montagem referentes a história.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Literatura que será explorada nessa semana com todos os educandos no AEE

Visualizando as imagens digitalizadas no computador ou lendo ou  refletindo e opinando sobre o que ouviu a professora ler ...durante a semana em cada atendimento a leitura será abordada de formas variadas e á partir dela direcionamentos diferentes conforme as habilidades de cada educando.


















 
LINDO, LINDO, LINDO !!!


Abertura do Projeto "Leitura sem Fronteiras" (3ª Edição)




Vídeo veiculado no Site da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí
Secretário Municipal de Educação: Professor Edison D'ávila

Sala Multiespecial participando do PROJETO: LEITURA SEM FRONTEIRAS

Programação da Unidade Escolar:







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atendimento do Laelson

Hoje no atendimento trabalhamos  DESENHO utilizando LINHAS RETAS E LINHAS CURVAS, FORMAS, CORES, ESCRITA DO NOME  e Laelson digitou palavras em sua construção.

Parabéns fofinho, vamos utilizar sua produção artística para enviar aos nossos amigos virtuais Renan e Adyla! 







terça-feira, 18 de outubro de 2011

18 de outubro - Educando Arthur

Realizamos hoje atividades referentes a Criação Livre, criatividade, motricidade e linguagem através da Literatura Infantil - PICOTE , O MENINO DE PAPEL.

Arthur criou, recortou, colou, interpretou... E ASSIM FICOU:





Texto produzido e digitado na sequência por Arthur:


Picote era era um menino de papel.
 Tinha muitos amigos. O mundo dele era de papel.
 Caiu uma faisca dentro dele e ele parou dentro do hospital

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

17 de outubro - Atendimento Laelson

Para cumprir atividade proposta no Curso à Distância pela UFRGS ao qual participo - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS, Laelson foi escolhido para participar de uma Rede Virtual de Amigos.


Laelson está trocando correspondências com dois amigos virtuais: Adyla de Caruaru e Renan de Porto Alegre.
Hoje, Laelson leu as mensagens enviadas por email e recebeu impressas as duas cartinhas dos amigos.
Realizamos a leitura e montamos as correspondências de resposta




Laelson digitou sua carta para a amiga, escolheu a gravura que inserimos , desenhou, preencheu com cor e concluiu seu trabalho:



sábado, 15 de outubro de 2011

Homenagem ao Dia do Professor ****** EDUCAR - Rubem Alves

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entrega de Materiais produzidos pela professora do AEE para uso em sala do ensino regular

A pedido da professora Rosânia do 4º ano, a professora Andréa produziu alguns materiais para auxiliar os educandos Wesley e Natanael nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Hoje, 13 de outubro realizei a entrega desses materiais, que posteriormente acompanharei e orientarei as adequações para o uso no ensino formal.