quinta-feira, 26 de abril de 2012

Site Interativo

Site Interativo  POISSON ROUGE 

Acesso: http://www.poissonrouge.com/


Mapa de lugares a serem explorados.
Objetivos:  Desenvolver a noção de localização espacial, aprimorar lateralidade, motricidade, linguagem, vocabulário, memória, independência e autonomia para escolher suas atividades , raciocínio,...


 Apresentação dos conceitos de :

TODO E PARTES / EM CIMA  E EM BAIXO/ LADO DIREITO E LADO ESQUERDO/ RODAR/ JOGAR/ BRINCAR/  REMAR/ ESTOURAR...











João Vitor

Escada das Cores

Objetivos: Manipular as peças e montar livremente, classificar por cores, sequenciar por quantidades da maior até concluir na menor.





Labirinto


Objetivos: Pensamento, raciocínio lógico, direção, coordenação motora dígito-manual e fina, linguagem.




Meu nome 

Digitar no computador seu primeiro e segundo nome




Arthur e Lucas

Individualmente: Jogo dos OPOSTOS / Contrários 

Objetivos: Seleção, raciocínio, conceitualização, memória.


Dupla: Jogo Futebol de Pinos

Aprimorar a destreza manual, entender as regras do jogo, controlar frustrações, marcar sua pontuação, conferir a do colega, contagem de pontos...







Produção Textual Orientada referente ao JOGO DE FUTEBOL :

Para cada questionamento da professora, oralizar após escrever um parágrafo em resposta ao que ouviu. Ao final de todas as respostas seu texto estará montado com uma sequência lógica.

Leitura oral do texto/ Reestruturação de erros/ Digitação em Editor de texto (Word).



                                         Texto do Lucas



O futebol

O jogo foi legal
Eu gostei porque eu fiz muitos gols
Eu gosto de futebol e torço para o flamengo
Eu não fui AL jogo mais meu primo já

Aluno; LUCAS ALEXANDRE DE SOUZA




Texto do Arthur


Titulo:Campeão Carioca.

O jogo foi muito mal.
Não gostei do jogo porque tomei muitos gols
Eu gosto de futebol,torço para Fluminense que foi campeão no campeonato carioca
Eu fui ao estádio do Marcilio dias.
Aluno:Arthur Pereira Paulo.




Jogos Educacionais envolvendo LINGUAGEM, pensamento e memória no Computador




Nathalia e Beatriz


História Dirigida


Ouvir história, reconhecer seres ou personagens que fazem parte da história, nomear, observar as posições nas gravuras.

Receber objetos da história ouvida, coloridos somente até a METADE. Perceber a COR que deve continuar a colorir e a direção - Colorir o que falta do meio para cima, do meio para baixo, do lado esquerdo, direito, na diagonal...

Completar o telhado da casa que ilustra a história (pontilhados em linhas curvas).
Recortar as figuras e colar nos locais adequados: Gato EM CIMA do telhado, a porta, MEIO da parede da casa, janela no LADO DIREITO, ...





Observar como está o tempo: É dia ou noite? Tem sol ou lua, estrelas? Está claro ou escuro? Escolher a figura do sol ou da lua para colar na sua atividade.

Recortar o sol  e colar EM CIMA no lado ESQUERDO da folha.


  Jogos envolvendo MOTRICIDADE, LATERALIDADE e uso do MOUSE no computador 






JOGOS DOS CONTRÁRIOS: Envolvendo linguagem, memória, raciocínio, noções matemáticas variadas...








Nossa Semana - 23 a 26 de abril



Atividades envolvendo Site Interativo na Internet e montagem de Quebra-cabeça com maior número de peças, mas com referências.


  João Carlos -Pensamento, raciocínio, memória mediada
Linguagem, motricidade, percepções sensoriais auditivas, visuais.







Encaixe de Figuras Geométricas , Jogo dos Pinos com círculos, triângulo e retângulos.

Izabela - Estimulações Sensoriais, motoras, raciocínio
Explorações de cores, texturas, formas, sons...



                                           Dado de pano com guizo


quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril - João Carlos

Atividades Variadas sobre a TURMA DA MÔNICA


Exploração da Linguagem (nomear, relatar, conceituar, ampliar seu vocabulário, interpretar situações, perceber detalhes, ...) do raciocínio lógico, de noções básicas matemáticas, da coordenação viso-motora, relação termo a termo, memória, iniciativa para resolução de problemas...









Durante toda a semana as Turmas da Unidade Escolar estarão realizando também trabalhos, estudos sobre a Turma da Mônica













quarta-feira, 18 de abril de 2012

18 de abril - Wesley

Jogos Educativos da Turma da Mônica



Montagem de um personagem da TURMINHA


Atividades envolvendo cores, direção, coordenação, linguagem...





PAINT - Escolha de um personagem da Turma da Mônica e construção de desenho gráfico utilizando cores, formas e toda sua criatividade.




Chico Bento - Oia a Onça




Vídeo assistido pela turminha da Sala Multiespecial essa semana ! É uma diversão né, gente?

João Vitor - 18 de abril

Assistimos em Nosso BLOG a canção do BIDÚ.


Estratégias: Ouvir a professora cantar, sentir a professora cantar e bater com a mão em cima da mesa conforme o ritmo, bater sua mãozinha no ritmo, junto com a professora, bater palmas e tentar cantar junto.


Escolher um instrumento musical para tocar ao ritmo da canção. João escolheu as PLATINELAS (chocalho vermelho), o professor Marcelo escolheu os GUIZOS e a professora Andréa escolheu os COCOS.


Cantamos e utilizamos os três juntos nossos instrumentos seguindo o ritmo.



                                 


Confecção de nosso BIDÚ em cartaz (dimensão ampla). 

Encaminhamentos ao educando: Observar o rabinho faltante e desenhá-lo, frazer as franjinhas da barbicha com impressão do polegar, pintar com tinta a cor do cachorro AZUL, rasgar e amassar papel fazendo uma bola GRANDE para colar no focinho e duas bolas PEQUENAS para colar nos olhos.










Treinando meu nome com a CAIXA TÁTIL

Observar a profe fazer o traçado de cada letra, ouvir o nome da letra, passar seu dedinho por dentro do traçado, chacoalhar a caixa e fazer sozinho.
Primeiro realizamos letra a letra  de VITOR, depois João já escreveu sozinho tudo junto.





Que tal agora você escrever todo o seu nome no papel sozinho?


Jogos do Portal TURMA DA MÔNICA - http://www.monica.com.br/cgi-bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/capas2012-04.htm





ATIVIDADE EM FOLHA: