Aluno Gabriel conta uma história de Natal : A hena do Papai Noel
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
AGRADECIMENTO A MEUS QUERIDOS...
Queridos Alunos!
Este foi um ano especial!
O convívio com vocês foi de uma riqueza inigualável!
Tantas trocas, vivências, tantas boas construções,
Tantas grandes contribuições!
Espero que vocês tenham aproveitado
tanto quanto eu e que nossos encontros tenham servido para reafirmar o nosso compromisso com a EDUCAÇÃO PARA TODOS e reforçar nosso desejo de aprender sempre mais uns com os outros.
Aprendi tanto com vocês...Obrigada por fazerem parte desse grupo!
Fiz esse cartão de Natal pensando em vocês!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Preparativos para o ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
Nessa semana estaremos desenvolvendo no AEE, atividade avaliativas para auxiliar nos RELATÓRIO FINAIS de cada educando, bem como verificar seu crescimento até aqui.
Modelo de uma das ATIVIDADES que montei e estarei aplicando:
Modelo de uma das ATIVIDADES que montei e estarei aplicando:
MONTAGEM ORIENTADA - AEE/ PROFESSORA ANDRÉA
ESSA ATIVIDADE APLICADA SERVIRÁ PARA OBSERVAR NO EDUCANDO :
· Habilidade Manual / motricidade
· Reconhecimento e reprodução de figuras
· Compreensão de enunciados
· Criatividade
· Noção de espaço e de lateralidade
· Nomeação das figuras e conceitualização
· Reconhecimento de CORES
· Esquema Corporal
· Produção textual oral e ou escrita ( com ou sem intervenção)
· Noções de IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/ COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.
· Noções de IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/ COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.
· HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO
ORIENTAÇÕES E VARIAÇÕES:
- AS ORIENTAÇÕES SERÃO LIDAS E MEDIADAS CONFORME O NÍVEL LETRADO E DE HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO PARA QUE SEJAM DESAFIADORAS.
- EDUCANDOS NÃO-ALFABETIZADOS , A PROFESSORA ANDRÉA IRÁ LENDO E EXPLICANDO PASSO A PASSO AS ORIENTAÇÕES. OS DEMAIS DEVERÃO LER, INTERPRETAR, RECORTAR, MONTAR , COLAR, DESENHAR CONFORME SUA CAPACIDADE, RECEBENDO MEDIAÇÃO SÓ QUANDO NECESSÁRIO.
1- Observe as figuras. Conte para a professora o que você vê – Nomeie e conceitue as figuras.
2- Você pode colorir o LAGO com a COR que quiser. Diga o nome da cor escolhida para a professora e o motivo de ter escolhido essa COR.
3- LAGO- Recorte e cole o lago no CANTO da folha branca que você recebeu.
4- CASA- Colorir a CASA com 3 CORES DIFERENTES :
O telhado – COR ESCURA
As paredes- COR CLARA
As janelas e portas- DA COR DO SEU CABE LO
Recorte e cole a CASA, LONGE do LAGO
Na FRENTE da casa, desenhe uma RUA, uma ESTRADA bem COMPRIDA.
ATRÁS da CASA, cole a ÁRVORE mais ALTA.
Conte os frutos das ÁRVORES. Qual das duas tem MENOS frutos? Faça um X nela.
Em cima do TELHADO da CASA , cole o GALO.
5- ESPANTALHO- Pinte o espantalho como quiser. Para que serve um espantalho?
Cole-o no final da estrada
Cole-o no final da estrada
Conte o número de passarinhos na CABEÇA e OMBROS do ESPANTALHO e escreva o numeral no LADO ESQUERDO de seu CORPO
No LADO DIREITO do ESPANTALHO desenhe uma CAIXA/ CESTA CHEIA de frutos ou flores.
6- SOL- Que cor pode ser o sol? Nomeie a COR escolhida:
Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO
Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO
7- NUVENS- Cole a NUVEM MENOR longe do SOL. Desenhe DENTRO dela 3 gotas de chuva.
A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
8- LAGO- Desenhe alguma coisa DENTRO do LAGO e explique o que você desenhou:
9- Encontre um local VAZIO na sua colagem.
Desenhe a figura humana, uma pessoa. Descreva como ela é:
Escreva um nome para essa pessoa .
10- As figuras que sobrarem ( trator e árvore) complete onde você desejar
11- Essas palavras são para nomear as figuras usadas na paisagem. Recorte as que estão no final da folha e cole-as em seu trabalho.
LAGO – CASA – GALO- ÁRVORE- NUVEM – SOL- TRATOR - ESPANTALHO
12- VAMOS INVENTAR UMA HISTÓRIA PARA ESSA PAISAGEM QUE VOCÊ MONTOU?