segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Áudio-livro produzido com alunos do 1º ano da profe Mari Sandra





Aluno Gabriel conta uma história de Natal : A hena do Papai Noel

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Arthur também construiu seu cartão de Natal !




 



AGRADECIMENTO A MEUS QUERIDOS...

Queridos Alunos!




Este foi um ano especial!
O convívio com vocês foi de uma riqueza inigualável!
Tantas trocas, vivências, tantas boas construções,
Tantas grandes contribuições!
Espero que vocês tenham aproveitado
tanto quanto eu e que nossos encontros tenham servido para reafirmar o nosso compromisso com a EDUCAÇÃO PARA TODOS e reforçar nosso desejo de aprender sempre mais uns com os outros.

Aprendi tanto com vocês...Obrigada por fazerem parte desse grupo!


Fiz esse cartão de Natal pensando em vocês!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Preparativos para o ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

Nessa semana estaremos desenvolvendo no AEE, atividade avaliativas para auxiliar nos RELATÓRIO FINAIS de cada educando, bem como verificar seu crescimento até aqui.


Modelo de uma das ATIVIDADES que montei e estarei aplicando:


MONTAGEM ORIENTADA  - AEE/ PROFESSORA ANDRÉA
ESSA ATIVIDADE APLICADA SERVIRÁ PARA OBSERVAR NO EDUCANDO :
·         Habilidade Manual / motricidade
·         Reconhecimento e reprodução de figuras
·         Compreensão de enunciados
·         Criatividade
·         Noção de espaço e de lateralidade
·         Nomeação das figuras e conceitualização
·         Reconhecimento de CORES
·         Esquema Corporal
·         Produção textual oral e ou escrita ( com ou sem intervenção)

·    Noções de  IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/     COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.

·    HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO

ORIENTAÇÕES E VARIAÇÕES:
- AS ORIENTAÇÕES SERÃO LIDAS E MEDIADAS CONFORME O NÍVEL LETRADO E DE HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO PARA QUE SEJAM DESAFIADORAS.
- EDUCANDOS  NÃO-ALFABETIZADOS , A PROFESSORA ANDRÉA IRÁ LENDO E EXPLICANDO PASSO A PASSO AS ORIENTAÇÕES. OS DEMAIS DEVERÃO LER, INTERPRETAR, RECORTAR, MONTAR , COLAR, DESENHAR CONFORME SUA CAPACIDADE, RECEBENDO MEDIAÇÃO SÓ QUANDO NECESSÁRIO.

1-   Observe as figuras. Conte para a professora o que você vê – Nomeie e conceitue as figuras.

2-    Você pode colorir o LAGO com a COR que quiser. Diga o nome da cor escolhida para a professora e o motivo de ter escolhido essa COR.


3-    LAGO-  Recorte e cole o lago no CANTO da folha branca que você recebeu.

4-    CASA- Colorir a CASA com 3 CORES DIFERENTES :
O telhado – COR ESCURA
As paredes- COR CLARA
As janelas e portas- DA COR DO SEU CABE LO

Recorte e cole a CASA, LONGE do LAGO
Na FRENTE da casa, desenhe uma RUA, uma ESTRADA bem COMPRIDA.
ATRÁS da CASA, cole a ÁRVORE mais ALTA.
Conte os frutos das ÁRVORES. Qual das duas tem MENOS frutos? Faça um X nela.
Em cima do TELHADO da CASA , cole o GALO.

5-    ESPANTALHO- Pinte o espantalho como quiser. Para que serve um espantalho? 
      Cole-o no final da estrada

Conte o número de passarinhos na CABEÇA e OMBROS do ESPANTALHO e escreva o numeral no LADO ESQUERDO de seu CORPO


No LADO DIREITO do ESPANTALHO desenhe uma CAIXA/ CESTA CHEIA de frutos ou flores.


6-    SOL- Que cor pode ser o sol? Nomeie a COR escolhida:
       Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO

7-    NUVENS- Cole a NUVEM MENOR longe do SOL. Desenhe DENTRO dela 3 gotas de chuva.
      A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
8-    LAGO- Desenhe alguma coisa DENTRO do LAGO e explique o que você desenhou:

9-   Encontre um local VAZIO na sua colagem.
Desenhe a figura humana, uma pessoa. Descreva como ela é:
Escreva um nome para essa pessoa .

10- As figuras que sobrarem ( trator e árvore) complete onde você desejar


     11-   Essas palavras são para nomear as figuras usadas na paisagem. Recorte as que estão no final da folha e cole-as em seu trabalho. 
        LAGO – CASA – GALO- ÁRVORE- NUVEM – SOL- TRATOR - ESPANTALHO 
12- VAMOS INVENTAR UMA HISTÓRIA PARA ESSA PAISAGEM QUE VOCÊ MONTOU?


  






quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Diferentes maneiras de pular amarelinha

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Atendimento João Carlos e Laelson - 21 de novembro

AMARELINHA

OBJETIVOS DO AEE JOGANDO AMARELINHA:
- Desenvolver a motricidade;
- Conhecerem o jogo, brincarem juntos no recreio;
- Memorizar a sequência numérica;
-Desinibir-se

Fomos no pátio da escola olhar o jogo pintado no chão. Como os numerais estavam desbotados, dei um giz de quadro para cada um e pedi que riscassem os numerais nos retângulos.
Lemos juntos a sequência numérica e fomos jogando. Laelson não conhecia o jogo, mas aos poucos foi entendendo e pegando o jeito...Foi bem divertido!



ATIVIDADE ESCRITA APÓS O JOGO:


quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Atendimento Fernando

CHEGOU VIA EMAIL, NESSA SEMANA, CARTA DO AMIGO DAVID PARA FERNANDO!!!

A professora Andréa imprimiu a cartinha e levou-a na sala de Fernando para que o educando seguisse as seguintes recomendações:

" Fernando, essa cartinha chegou para você pelo computador (email). Leve para casa, leia e responda com lápis de escrever abaixo.Amanhã, no seu atendimento traga a cartinha e idéias para digitarmos e enviarmos ao seu amigo David, certo? Um abraço - Professora Andréa "


MONTAMOS  HOJE NO ATENDIMENTO:


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

WESLEY E NATHALIA

MONTAGEM DE UM QUEBRA-CABEÇAS DE 7 PEÇAS ( um auxiliando o outro);



ATIVIDADE DE LINGUAGEM E PERCEPÇÕES...A PARTIR DA IMAGEM FORMADA NO QUEBRA-CABEÇA.

Olhem...onde está a menina?  E o cachorro?
Como faz o cachorro?
Qual o nome desse animal dentro do aquário?
O que a menina está segurando no colo?
Onde está o gatinho? Ao lado de quem?


ATIVIDADE ESCRITA, ENVOLVENDO SIMETRIA, RECORTE, COLAGEM, DESENHO, NOÇÕES DE POSIÇÃO E LATERALIDADE...A PARTIR DA IMAGEM REPRODUZIDA.


Hum...vou desenhar uma mesa, o que estava em cima da mesa?
Qual animal nada dentro da água do aquário?Vamos recortá-lo e colar DENTRO?
A menina...vou desenhar...faltou um pedaço do cabelo e o que mais? Vamos desenhar completando?
Que animal é esse ao lado da menina? Faltou desenhar o rabinho atrás... E ele enxerga com o quê?
Qual a cor do gatinho? Vamos procurar nos lápis de cor? Vamos colorir o gato de CINZA?
Onde colaremos o gatinho após recortar? Ele deve ficar ao lado do cachorro!
E o coelho, devemos colar no colo da menina...onde é ?





                                 PINTURA LIVRE COM GIZ COLORIDO DE QUADRO

Atendimentos Wesley

Meu querido Wesley interagiu no site Poissonrouge realizando atividades variadas com cores, formas, sequências, montagens...
Wesley vibra com cada novidade e se esforça ao máximo para ENTENDER E FAZER SOZINHO!









ATIVIDADES COM QUANTIDADES:





                                TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊ AMADO !!!

GALERIA DE FOTOS DOS AMIGOS DA SALA MULTI QUE ESTÃO FAZENDO CORRESPONDÊNCIAS VIRTUAIS

ALGUNS EDUCANDOS DA SALA MULTIESPECIAL ESTÃO REALIZANDO CORRESPONDÊNCIA VIA EMAIL COM COLEGAS DE OUTRAS SALAS MULTIS DE ITAJAÍ E DE OUTROS ESTADOS:

ALUNOS DO G.E. CARLOS DE PAULA SEÁRA- ITAJAÍ                              
ALUNOS DA E.B. JOÃO PAULO II- ITAJAÍ                                                      
ALUNA ADYLA DA SALA MULTI DE CARUARU - PE, COM 17 anos        
ALUNO RENAN DA SALA MULTI DE VARGINHA - MG , COM 15 ANOS


A PROFESSORA ANDRÉA OBJETIVA COM ESSE INTERCÂMBIO REALIZAR MAIS Á FRENTE, UM PASSEIO ENVOLVENDO AS SALAS MULTI E SEUS ALUNOS PARA QUE SE CONHEÇAM PESSOALMENTE E TROQUEM INFORMAÇÕES...


PUBLICAREMOS AQUI AS FOTOS, PARA QUE NOSSOS AMIGOS VIRTUAIS NOS VISUALIZEM NO BLOG :


                                           ARTHUR PEREIRA PAULO

                                          JHONATHAN WILLIAN PINTO

                                           FERNANDO JOSÉ PACHECO

                                           JOÃO CARLOS LAGUNA CASAGRANDE

                                          LUCAS ALEXANDRE DE SOUZA

                       
                                          LAELSON MANOEL DE SÁ MIRANDA  

                                          VITÓRIA CHRISTINA SAGAZ

                                           BEATRIZ ROCHA DA SILVA

                                   LUCIANA DOLENTINA E JEFERSON FARIAS CÂNDIDO

YAN  PINTO

                                           IGOR SÉRGIO FARIAS CÂNDIDO


domingo, 13 de novembro de 2011

Sugestões de Sites Interativos para os Atendimentos

LEÃOZINHO - Um site da Receita Federal especial para crianças e jovens, onde a turma do Leãozinho quer ensinar, brincando, que ser cidadão é muito mais que pagar impostos: é ter plena consciência de seus direitos e deveres.





SITE BC JOVEM - Site interativo do Banco Central. Quem disse que só adultos podem entender de banco e dinheiro?

                                  ACESSO http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/default.htm




SITE ZÊNITE JÚNIOR- Zênite Júnior é um site que ensina fundamentos de Astronomia para crianças.
Zênite é um site brasileiro dedicado a divulgação científica, com ênfase em Astronomia.




SITE DUENDE: UM SITE BEM LÚDICO




SITE NAZA KIDS CLUB - Jogos, informações, imagens... Tudo para você desvendar os mistérios do espaço.




SITE UNICEF KIDS - COM INFORMAÇÕES, JOGOS...A UNICEF foi criada para proteger todas as crianças do mundo. Navegue e saiba mais.

                                               ACESSO: http://www.unicefkids.org.br/




SITE CIDADE DOS DIREITOS: Na Cidade dos Direitos você aprende brincando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 



SITE DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO- No sítio você vai encontrar histórias, jogos, personagens e muita diversão.



SITE DE RUTH ROCHA: As maravilhosas histórias da escritora Ruth Rocha aguardam sua visita.

                                      ACESSO: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm



SITE CAMBITOLÂNDIA - Cambito e seus amigos aguardam você nessa cidade cheia de surpresas e aventuras




SITE PLENARINHO - Política e cidadania não é discussão apenas dos adultos, afinal, você também é um cidadão.
                                    ACESSO: http://www.plenarinho.gov.br/educacao/




SITE MOSAICO.EDU -






SITE O PODER DAS EMOÇÕES - BEM INTERESSANTE






SITE MINI CLICK - SITE DOS MIÚDOS

                         ACESSO:  http://www.sitiodosmiudos.pt/57/miniclick.asp?modulo=0105




                                                       SITE O COELHO DA PÁSCOA





SITE O MENINO MALUQUINHO






SITE BUGIGUANGUE




TODOS ESSES SITES EU ACESSEI E RECOMENDO !!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Texto montado por Lucas e reestruturado no computador:

Profª digitou o texto escrito pelo aluno, Lucas vendo:

A toalha vermelha


           Era uma vez um pescador que estava pescando peixes e achou uma toalha vermelha.
           A toalha começou a passar por todos os lugares do oceano, perto de peixes. Então outro pescador lá na China, conseguiu pegar a toalha.


Com a referência acima, Lucas digitou:


Atoalha vermelha

Era uma vez um pescado que estava pescando peixe e achou uma toalha vermelha
atoalha começou a passa por todos os lugares do
oceano perto de peixes.
Então outro pescador lá na china, conseguiu pega a toalha.



Texto revisado e corrigido (com intervenção)

A toalha vermelha

Era uma vez um pescador que estava pescando peixe e achou uma toalha vermelha.
A toalha começou a passar por todos os lugares do
oceano perto de peixes.
Então outro pescador lá na china, conseguiu pegar a toalha.



Atendimento Lucas

LEITURA DA OBRA:


A TOALHA VERMELHA de Fernando Vilela Ed. Brinque-Book. Uma toalha vermelha cai da jangada de um pescador, no Nordeste brasileiro. A partir daí, faz uma longa viagem entre peixes, baleias, tubarões, mergulhadores e plantas aquáticas. Ela atravessa o mundo e vai parar na China, onde é fisgada pelo anzol de um pescador. Tudo contado exclusivamente por imagens. As crianças vão experimentar o gostinho de uma travessia subaquática e de explorar a fauna e a flora marinha.

O interessante desse livro é que ele é só IMAGENS ! Eu adoro desenvolver atividades á partir dele. Recomendo ao trabalho de AEE - Profª Andréa


REALIZAMOS NA SEQUÊNCIA ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, MEMÓRIA, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E CRIATIVIDADE.





Atendimento Fernando

Primeiro Fernando foi convidado a navegar pelo nosso Blog, visualizando, lendo, questionando tudo que estava achando interessante nos últimos dias de registros.

Escolheu duas atividades que gostaria de realizar vistas no BLOG - Fernando escolheu interagir no mesmo site que Arthur (Poissonrouge) e corresponder-se com cartinhas virtuais.

Fernando irá se corresponder com alunos da Sala Multifuncional do G.E. Carlos de Paula Seára ( eu e a professora  responsável  firmamos intercâmbio):

- Escolheu na Lista dos alunos o nome de 3 amigos que não conhece;
- Montamos uma cartinha, digitada e com foto que ele escolheu;
- Enviamos por email.
- Aguardaremos respostas.


Cartinha digitada pelo educando:



ITAJAI, 10 DE NOVEMO DE 2011.


OI,TUDO BEM


EU SOU O FERNADO JOSÉ PACHECO


ÉU ESTUDO NA ESCOLA BASICA PREFEITO ALBERTO WERNER.






tenho;11 anos.


TCHAU.