Aluno Gabriel conta uma história de Natal : A hena do Papai Noel
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
AGRADECIMENTO A MEUS QUERIDOS...
Queridos Alunos!
Este foi um ano especial!
O convívio com vocês foi de uma riqueza inigualável!
Tantas trocas, vivências, tantas boas construções,
Tantas grandes contribuições!
Espero que vocês tenham aproveitado
tanto quanto eu e que nossos encontros tenham servido para reafirmar o nosso compromisso com a EDUCAÇÃO PARA TODOS e reforçar nosso desejo de aprender sempre mais uns com os outros.
Aprendi tanto com vocês...Obrigada por fazerem parte desse grupo!
Fiz esse cartão de Natal pensando em vocês!
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Preparativos para o ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO
Nessa semana estaremos desenvolvendo no AEE, atividade avaliativas para auxiliar nos RELATÓRIO FINAIS de cada educando, bem como verificar seu crescimento até aqui.
Modelo de uma das ATIVIDADES que montei e estarei aplicando:
Modelo de uma das ATIVIDADES que montei e estarei aplicando:
MONTAGEM ORIENTADA - AEE/ PROFESSORA ANDRÉA
ESSA ATIVIDADE APLICADA SERVIRÁ PARA OBSERVAR NO EDUCANDO :
· Habilidade Manual / motricidade
· Reconhecimento e reprodução de figuras
· Compreensão de enunciados
· Criatividade
· Noção de espaço e de lateralidade
· Nomeação das figuras e conceitualização
· Reconhecimento de CORES
· Esquema Corporal
· Produção textual oral e ou escrita ( com ou sem intervenção)
· Noções de IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/ COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.
· Noções de IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/ COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.
· HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO
ORIENTAÇÕES E VARIAÇÕES:
- AS ORIENTAÇÕES SERÃO LIDAS E MEDIADAS CONFORME O NÍVEL LETRADO E DE HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO PARA QUE SEJAM DESAFIADORAS.
- EDUCANDOS NÃO-ALFABETIZADOS , A PROFESSORA ANDRÉA IRÁ LENDO E EXPLICANDO PASSO A PASSO AS ORIENTAÇÕES. OS DEMAIS DEVERÃO LER, INTERPRETAR, RECORTAR, MONTAR , COLAR, DESENHAR CONFORME SUA CAPACIDADE, RECEBENDO MEDIAÇÃO SÓ QUANDO NECESSÁRIO.
1- Observe as figuras. Conte para a professora o que você vê – Nomeie e conceitue as figuras.
2- Você pode colorir o LAGO com a COR que quiser. Diga o nome da cor escolhida para a professora e o motivo de ter escolhido essa COR.
3- LAGO- Recorte e cole o lago no CANTO da folha branca que você recebeu.
4- CASA- Colorir a CASA com 3 CORES DIFERENTES :
O telhado – COR ESCURA
As paredes- COR CLARA
As janelas e portas- DA COR DO SEU CABE LO
Recorte e cole a CASA, LONGE do LAGO
Na FRENTE da casa, desenhe uma RUA, uma ESTRADA bem COMPRIDA.
ATRÁS da CASA, cole a ÁRVORE mais ALTA.
Conte os frutos das ÁRVORES. Qual das duas tem MENOS frutos? Faça um X nela.
Em cima do TELHADO da CASA , cole o GALO.
5- ESPANTALHO- Pinte o espantalho como quiser. Para que serve um espantalho?
Cole-o no final da estrada
Cole-o no final da estrada
Conte o número de passarinhos na CABEÇA e OMBROS do ESPANTALHO e escreva o numeral no LADO ESQUERDO de seu CORPO
No LADO DIREITO do ESPANTALHO desenhe uma CAIXA/ CESTA CHEIA de frutos ou flores.
6- SOL- Que cor pode ser o sol? Nomeie a COR escolhida:
Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO
Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO
7- NUVENS- Cole a NUVEM MENOR longe do SOL. Desenhe DENTRO dela 3 gotas de chuva.
A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
8- LAGO- Desenhe alguma coisa DENTRO do LAGO e explique o que você desenhou:
9- Encontre um local VAZIO na sua colagem.
Desenhe a figura humana, uma pessoa. Descreva como ela é:
Escreva um nome para essa pessoa .
10- As figuras que sobrarem ( trator e árvore) complete onde você desejar
11- Essas palavras são para nomear as figuras usadas na paisagem. Recorte as que estão no final da folha e cole-as em seu trabalho.
LAGO – CASA – GALO- ÁRVORE- NUVEM – SOL- TRATOR - ESPANTALHO
12- VAMOS INVENTAR UMA HISTÓRIA PARA ESSA PAISAGEM QUE VOCÊ MONTOU?
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Atendimento João Carlos e Laelson - 21 de novembro
AMARELINHA
OBJETIVOS DO AEE JOGANDO AMARELINHA:
- Desenvolver a motricidade;
- Conhecerem o jogo, brincarem juntos no recreio;
- Memorizar a sequência numérica;
-Desinibir-se
Fomos no pátio da escola olhar o jogo pintado no chão. Como os numerais estavam desbotados, dei um giz de quadro para cada um e pedi que riscassem os numerais nos retângulos.
Lemos juntos a sequência numérica e fomos jogando. Laelson não conhecia o jogo, mas aos poucos foi entendendo e pegando o jeito...Foi bem divertido!
ATIVIDADE ESCRITA APÓS O JOGO:
OBJETIVOS DO AEE JOGANDO AMARELINHA:
- Desenvolver a motricidade;
- Conhecerem o jogo, brincarem juntos no recreio;
- Memorizar a sequência numérica;
-Desinibir-se
Fomos no pátio da escola olhar o jogo pintado no chão. Como os numerais estavam desbotados, dei um giz de quadro para cada um e pedi que riscassem os numerais nos retângulos.
Lemos juntos a sequência numérica e fomos jogando. Laelson não conhecia o jogo, mas aos poucos foi entendendo e pegando o jeito...Foi bem divertido!
ATIVIDADE ESCRITA APÓS O JOGO:
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Atendimento Fernando
CHEGOU VIA EMAIL, NESSA SEMANA, CARTA DO AMIGO DAVID PARA FERNANDO!!!
A professora Andréa imprimiu a cartinha e levou-a na sala de Fernando para que o educando seguisse as seguintes recomendações:
" Fernando, essa cartinha chegou para você pelo computador (email). Leve para casa, leia e responda com lápis de escrever abaixo.Amanhã, no seu atendimento traga a cartinha e idéias para digitarmos e enviarmos ao seu amigo David, certo? Um abraço - Professora Andréa "
MONTAMOS HOJE NO ATENDIMENTO:
A professora Andréa imprimiu a cartinha e levou-a na sala de Fernando para que o educando seguisse as seguintes recomendações:
" Fernando, essa cartinha chegou para você pelo computador (email). Leve para casa, leia e responda com lápis de escrever abaixo.Amanhã, no seu atendimento traga a cartinha e idéias para digitarmos e enviarmos ao seu amigo David, certo? Um abraço - Professora Andréa "
MONTAMOS HOJE NO ATENDIMENTO:
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
WESLEY E NATHALIA
MONTAGEM DE UM QUEBRA-CABEÇAS DE 7 PEÇAS ( um auxiliando o outro);
ATIVIDADE DE LINGUAGEM E PERCEPÇÕES...A PARTIR DA IMAGEM FORMADA NO QUEBRA-CABEÇA.
Olhem...onde está a menina? E o cachorro?
Como faz o cachorro?
Qual o nome desse animal dentro do aquário?
O que a menina está segurando no colo?
Onde está o gatinho? Ao lado de quem?
ATIVIDADE ESCRITA, ENVOLVENDO SIMETRIA, RECORTE, COLAGEM, DESENHO, NOÇÕES DE POSIÇÃO E LATERALIDADE...A PARTIR DA IMAGEM REPRODUZIDA.
Hum...vou desenhar uma mesa, o que estava em cima da mesa?
Qual animal nada dentro da água do aquário?Vamos recortá-lo e colar DENTRO?
A menina...vou desenhar...faltou um pedaço do cabelo e o que mais? Vamos desenhar completando?
Que animal é esse ao lado da menina? Faltou desenhar o rabinho atrás... E ele enxerga com o quê?
Qual a cor do gatinho? Vamos procurar nos lápis de cor? Vamos colorir o gato de CINZA?
Onde colaremos o gatinho após recortar? Ele deve ficar ao lado do cachorro!
E o coelho, devemos colar no colo da menina...onde é ?
PINTURA LIVRE COM GIZ COLORIDO DE QUADRO
ATIVIDADE DE LINGUAGEM E PERCEPÇÕES...A PARTIR DA IMAGEM FORMADA NO QUEBRA-CABEÇA.
Olhem...onde está a menina? E o cachorro?
Como faz o cachorro?
Qual o nome desse animal dentro do aquário?
O que a menina está segurando no colo?
Onde está o gatinho? Ao lado de quem?
ATIVIDADE ESCRITA, ENVOLVENDO SIMETRIA, RECORTE, COLAGEM, DESENHO, NOÇÕES DE POSIÇÃO E LATERALIDADE...A PARTIR DA IMAGEM REPRODUZIDA.
Hum...vou desenhar uma mesa, o que estava em cima da mesa?
Qual animal nada dentro da água do aquário?Vamos recortá-lo e colar DENTRO?
A menina...vou desenhar...faltou um pedaço do cabelo e o que mais? Vamos desenhar completando?
Que animal é esse ao lado da menina? Faltou desenhar o rabinho atrás... E ele enxerga com o quê?
Qual a cor do gatinho? Vamos procurar nos lápis de cor? Vamos colorir o gato de CINZA?
Onde colaremos o gatinho após recortar? Ele deve ficar ao lado do cachorro!
E o coelho, devemos colar no colo da menina...onde é ?
PINTURA LIVRE COM GIZ COLORIDO DE QUADRO
Atendimentos Wesley
Meu querido Wesley interagiu no site Poissonrouge realizando atividades variadas com cores, formas, sequências, montagens...
Wesley vibra com cada novidade e se esforça ao máximo para ENTENDER E FAZER SOZINHO!
TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊ AMADO !!!
Wesley vibra com cada novidade e se esforça ao máximo para ENTENDER E FAZER SOZINHO!
ATIVIDADES COM QUANTIDADES:
TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊ AMADO !!!
GALERIA DE FOTOS DOS AMIGOS DA SALA MULTI QUE ESTÃO FAZENDO CORRESPONDÊNCIAS VIRTUAIS
ALGUNS EDUCANDOS DA SALA MULTIESPECIAL ESTÃO REALIZANDO CORRESPONDÊNCIA VIA EMAIL COM COLEGAS DE OUTRAS SALAS MULTIS DE ITAJAÍ E DE OUTROS ESTADOS:
ALUNOS DO G.E. CARLOS DE PAULA SEÁRA- ITAJAÍ
ALUNOS DA E.B. JOÃO PAULO II- ITAJAÍ
ALUNA ADYLA DA SALA MULTI DE CARUARU - PE, COM 17 anos
ALUNO RENAN DA SALA MULTI DE VARGINHA - MG , COM 15 ANOS
A PROFESSORA ANDRÉA OBJETIVA COM ESSE INTERCÂMBIO REALIZAR MAIS Á FRENTE, UM PASSEIO ENVOLVENDO AS SALAS MULTI E SEUS ALUNOS PARA QUE SE CONHEÇAM PESSOALMENTE E TROQUEM INFORMAÇÕES...
PUBLICAREMOS AQUI AS FOTOS, PARA QUE NOSSOS AMIGOS VIRTUAIS NOS VISUALIZEM NO BLOG :
ARTHUR PEREIRA PAULO
JHONATHAN WILLIAN PINTO
FERNANDO JOSÉ PACHECO
JOÃO CARLOS LAGUNA CASAGRANDE
LUCAS ALEXANDRE DE SOUZA
LAELSON MANOEL DE SÁ MIRANDA
VITÓRIA CHRISTINA SAGAZ
BEATRIZ ROCHA DA SILVA
LUCIANA DOLENTINA E JEFERSON FARIAS CÂNDIDO
IGOR SÉRGIO FARIAS CÂNDIDO
ALUNOS DO G.E. CARLOS DE PAULA SEÁRA- ITAJAÍ
ALUNOS DA E.B. JOÃO PAULO II- ITAJAÍ
ALUNA ADYLA DA SALA MULTI DE CARUARU - PE, COM 17 anos
ALUNO RENAN DA SALA MULTI DE VARGINHA - MG , COM 15 ANOS
A PROFESSORA ANDRÉA OBJETIVA COM ESSE INTERCÂMBIO REALIZAR MAIS Á FRENTE, UM PASSEIO ENVOLVENDO AS SALAS MULTI E SEUS ALUNOS PARA QUE SE CONHEÇAM PESSOALMENTE E TROQUEM INFORMAÇÕES...
PUBLICAREMOS AQUI AS FOTOS, PARA QUE NOSSOS AMIGOS VIRTUAIS NOS VISUALIZEM NO BLOG :
ARTHUR PEREIRA PAULO
JHONATHAN WILLIAN PINTO
FERNANDO JOSÉ PACHECO
JOÃO CARLOS LAGUNA CASAGRANDE
LUCAS ALEXANDRE DE SOUZA
LAELSON MANOEL DE SÁ MIRANDA
VITÓRIA CHRISTINA SAGAZ
BEATRIZ ROCHA DA SILVA
LUCIANA DOLENTINA E JEFERSON FARIAS CÂNDIDO
YAN PINTO
IGOR SÉRGIO FARIAS CÂNDIDO
domingo, 13 de novembro de 2011
Sugestões de Sites Interativos para os Atendimentos
LEÃOZINHO - Um site da Receita Federal especial para crianças e jovens, onde a turma do Leãozinho quer ensinar, brincando, que ser cidadão é muito mais que pagar impostos: é ter plena consciência de seus direitos e deveres.
ACESSO http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/default.htm
ACESSO: http://www.unicefkids.org.br/
ACESSO: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
ACESSO: http://www.sitiodosmiudos.pt/57/miniclick.asp?modulo=0105
SITE O COELHO DA PÁSCOA
SITE BUGIGUANGUE
SITE BC JOVEM - Site interativo do Banco Central. Quem disse que só adultos podem entender de banco e dinheiro?
ACESSO http://www.bcb.gov.br/htms/bcjovem/default.htm
SITE ZÊNITE JÚNIOR- Zênite Júnior é um site que ensina fundamentos de Astronomia para crianças.
Zênite é um site brasileiro dedicado a divulgação científica, com ênfase em Astronomia.
ACESSO: www.zenite.nu/junior
SITE DUENDE: UM SITE BEM LÚDICO
ACESSO: http://www.duende.com.br/
SITE NAZA KIDS CLUB - Jogos, informações, imagens... Tudo para você desvendar os mistérios do espaço.
ACESSO: http://www.nasa.gov/
SITE UNICEF KIDS - COM INFORMAÇÕES, JOGOS...A UNICEF foi criada para proteger todas as crianças do mundo. Navegue e saiba mais.
SITE CIDADE DOS DIREITOS: Na Cidade dos Direitos você aprende brincando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
SITE DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO- No sítio você vai encontrar histórias, jogos, personagens e muita diversão.
ACESSO: http://sitio.globo.com/
SITE DE RUTH ROCHA: As maravilhosas histórias da escritora Ruth Rocha aguardam sua visita.
ACESSO: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm
SITE CAMBITOLÂNDIA - Cambito e seus amigos aguardam você nessa cidade cheia de surpresas e aventuras
ACESSO: http://www.cambito.com.br/
SITE PLENARINHO - Política e cidadania não é discussão apenas dos adultos, afinal, você também é um cidadão.
ACESSO: http://www.plenarinho.gov.br/educacao/SITE MOSAICO.EDU -
SITE O PODER DAS EMOÇÕES - BEM INTERESSANTE
SITE MINI CLICK - SITE DOS MIÚDOS
SITE O COELHO DA PÁSCOA
SITE O MENINO MALUQUINHO
SITE BUGIGUANGUE
TODOS ESSES SITES EU ACESSEI E RECOMENDO !!!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Texto montado por Lucas e reestruturado no computador:
Profª digitou o texto escrito pelo aluno, Lucas vendo:
A toalha vermelha
Era uma vez um pescador que estava pescando peixes e achou uma toalha vermelha.
A toalha começou a passar por todos os lugares do oceano, perto de peixes. Então outro pescador lá na China, conseguiu pegar a toalha.
Com a referência acima, Lucas digitou:
Atoalha vermelha
Era uma vez um pescado que estava pescando peixe e achou uma toalha vermelha
atoalha começou a passa por todos os lugares do
oceano perto de peixes.
oceano perto de peixes.
Então outro pescador lá na china, conseguiu pega a toalha.
Texto revisado e corrigido (com intervenção)
A toalha vermelha
Era uma vez um pescador que estava pescando peixe e achou uma toalha vermelha.
A toalha começou a passar por todos os lugares do
oceano perto de peixes.
oceano perto de peixes.
Então outro pescador lá na china, conseguiu pegar a toalha.
Atendimento Lucas
LEITURA DA OBRA:
A TOALHA VERMELHA de Fernando Vilela Ed. Brinque-Book. Uma toalha vermelha cai da jangada de um pescador, no Nordeste brasileiro. A partir daí, faz uma longa viagem entre peixes, baleias, tubarões, mergulhadores e plantas aquáticas. Ela atravessa o mundo e vai parar na China, onde é fisgada pelo anzol de um pescador. Tudo contado exclusivamente por imagens. As crianças vão experimentar o gostinho de uma travessia subaquática e de explorar a fauna e a flora marinha.
O interessante desse livro é que ele é só IMAGENS ! Eu adoro desenvolver atividades á partir dele. Recomendo ao trabalho de AEE - Profª Andréa
REALIZAMOS NA SEQUÊNCIA ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, MEMÓRIA, ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO E CRIATIVIDADE.
Atendimento Fernando
Primeiro Fernando foi convidado a navegar pelo nosso Blog, visualizando, lendo, questionando tudo que estava achando interessante nos últimos dias de registros.
Escolheu duas atividades que gostaria de realizar vistas no BLOG - Fernando escolheu interagir no mesmo site que Arthur (Poissonrouge) e corresponder-se com cartinhas virtuais.
Fernando irá se corresponder com alunos da Sala Multifuncional do G.E. Carlos de Paula Seára ( eu e a professora responsável firmamos intercâmbio):
- Escolheu na Lista dos alunos o nome de 3 amigos que não conhece;
- Montamos uma cartinha, digitada e com foto que ele escolheu;
- Enviamos por email.
- Aguardaremos respostas.
Cartinha digitada pelo educando:
Escolheu duas atividades que gostaria de realizar vistas no BLOG - Fernando escolheu interagir no mesmo site que Arthur (Poissonrouge) e corresponder-se com cartinhas virtuais.
Fernando irá se corresponder com alunos da Sala Multifuncional do G.E. Carlos de Paula Seára ( eu e a professora responsável firmamos intercâmbio):
- Escolheu na Lista dos alunos o nome de 3 amigos que não conhece;
- Montamos uma cartinha, digitada e com foto que ele escolheu;
- Enviamos por email.
- Aguardaremos respostas.
Cartinha digitada pelo educando:
ITAJAI, 10 DE NOVEMO DE 2011.
OI,TUDO BEM
EU SOU O FERNADO JOSÉ PACHECO
ÉU ESTUDO NA ESCOLA BASICA PREFEITO ALBERTO WERNER.
tenho;11 anos.
TCHAU.