terça-feira, 27 de março de 2012

Atendimento Arthur – 27 de março



Com o objetivo de aprimorar a atenção e concentração do educando aliada á compreensão de enunciados quando a mensagem é oral e ao mesmo tempo escrito, realizamos o atendimento com jogos educativos no programa DOSVOX.


O Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, situado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, criou o sistema DOSVOX, destinado a auxiliar os deficientes visuais a usar o computador, executando tarefas como edição de textos (com impressão comum ou Braille) leitura/audição de textos anteriormente transcritos, utilização de ferramentas de produtividade faladas (calculadora, agenda, etc), além de diversos jogos. O sistema fala através de um sintetizador de som de baixo custo, que é acoplado a um microcomputador tipo IBM-PC.
O sistema DOSVOX evoluiu a partir do trabalho de Marcelo Pimentel, estudante de informática totalmente cego, e que desenvolveu o editor de textos do sistema.
Características do DOSVOX:

1) Fala em português: foi o primeiro desenvolvimento para cegos no mundo cuja síntese de voz se dá em idioma português (o número de cegos brasileiros que dominam outros idiomas ainda é mínimo);
2) Oferece um alto grau de interatividade; seu desenvolvimento está baseado no que chamamos de interface especializada, havendo a preocupação em reduzir ao máximo qualquer comprometimento técnico em grau elevado (o DOSVOX praticamente "conversa" com seus usuários);
3) Seu custo: está disponível gratuitamente na Internet.












A cada versão disponibilizada, o ambiente Dosvox soma mais e mais aplicativos com funções bem distintas. Atualmente é composto por mais de 70 (setenta) programas, que se organizam nas seguintes funções:
  1. Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
  2. Sistema de síntese de fala para língua portuguesa;
  3. Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
  4. Impressor / formatador para Braille;
  5. Aplicações para uso geral : caderno de telefones, agenda, calculadora, preenchimento de cheques, etc.;
  6. Jogos diversos;
  7. Utilitários de internet: FTP, acesso a WWW, um ambiente de "chat", um editor html, etc.;
  8. Programas multimídia, como o processador multimídia (áudio midi CD), gravador de som, controlador de volumes, etc.;
  9. Programas dirigidos à educação de crianças com deficiência visual;
  10. Um sistema genérico de telemarketing, dirigido à profissionais desta área;
  11. Ampliador de tela para pessoas com visão reduzida;
  12. Leitores de janelas para Windows.







Arthur interagiu com o programa jogando:
  • Vetrix – O jogo das palavrinhas;
  • Sortevox – O jogo da sorte;
  • Catavox ( escolheu nomes de países) ;
  • Alunisagem – Um desafio para pilotos;
  • Jogo dos Palitinhos;
  • Mistura Vox - Sons misturados;








* Após o JOGO DA FORCA, realizamos pesquisa no Google de informações e imagens que explicassem ao educando o que seria um ESPADACHIM (palavra do jogo)

Arthur leu, explicou oralmente o que entendeu, escolheu uma imagem e na sequência digitou a resposta para a pergunta da profe:


Explique o que é ESPADACHIM:     

Digitou sozinho: Quem busca duelos



ATIVIDADE DE LIVRE EXPRESSÃO NO PROGRAMA PAINT 




Como ficou: 






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