segunda-feira, 21 de maio de 2012

24 de maio – Carlos Eduardo

Atendimento na Área Visual

Nessa quinta-feira a professora Andréa aplicou algumas atividades com o educando Carlos, a fim de produzir material adaptado que auxilie na escrita de seu nome, para que o mesmo aprenda a fazer a sua assinatura.


Trabalhamos com fichas contendo as letras do seu nome.




1º Momento –  Montando o nome em tinta

Identificação da letra utilizando o seu resíduo visual; nomeação da letra, repetir a ordem que a letra ocupa no seu nome – 1ª, 2ª, 3ª, ... traçar com o dedo o contorno da letra, traçar no ar esse contorno;
Simulação dos pontos BRAILLE com canetão objetivando identificação por parte do aluno.
A Professora pintou alguns pontos com canetão para o educando citar os pontos e manipulando o alfabeto em madeira descobrir a letra. Em outro momento Carlos pintava o ponto pedido pela professora.



2º Momento-  Descobrindo o meu nome


Ao colocar letra ao lado de letra, identificar que nome formou: É o meu nome!






3º Momento-  Problematizações


Com alfabeto Braille, identificar os pontos da celinha – ponto 1, 2, 3, 4, 5, 6.                                Onde fica o ponto 3? Esse é o ponto 2 ou 6? A letra A você coloca a bolinha  de EVA em qual ponto? Eu completei a celinha Braille com quais pontos? Que letra formei?




4º Momento-  Treinando os pontos na Máquina Braille com o professor Marcelo.













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