sexta-feira, 20 de julho de 2012

RECESSO ESCOLAR


Olá Pessoal,

De 23/07 a 27/07 teremos uma pausa na escola devido ao Recesso Escolar
Voltaremos com novas postagens no início de AGOSTO
Até Lá ! Curtam as Férias !





Professora Andréa Padilha 

19 de julho - Atendimento LUCAS e IGOR

ATIVIDADES HORA INDIVIDUAIS, HORA EM DUPLA COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM


Os educandos Lucas e Igor, escolheram na MINHA LISTA DE JOGOS EDUCATIVOS  - Links situados no rodapé desse nosso Blog, 2 Sites desconhecidos para NAVEGAR, PESQUISAR, LER, INTERPRETAR , REALIZAR SUAS ESCOLHAS, PERCEBEREM AS INFINITAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM QUANDO EM CONTATO COM O MUNDO VIRTUAL...

Objetivos do AEE: Permitir livre escolha do educando e que o mesmo desenvolva habilidades próprias através dos Objetos de Aprendizagem contidos em cada Site escolhido.













Após , leitura e registro de suas opiniões no Editor de Textos WORD







quinta-feira, 19 de julho de 2012

JOÃO CARLOS- 19 DE JULHO


JOGO DA MEMÓRIA DE CONCEITOS

EXPLORAÇÃO : DOS CONCEITOS CONTRÁRIOS, NOÇÃO DE POSIÇÃO, NOÇÃO DE PARES, CONTAGEM, PROBLEMATIZAÇÕES ORAIS, ...

Eu e o educando jogamos a memória, após com as figuras realizei o trabalho de exploração oral e desenhada.





ABORDAGEM DA NOÇÃO DO EU, MINHA IDENTIDADE, MINHAS EMOÇÕES.

Identificação de expressões faciais em folha relativas a : alegria, tristeza, medo, nojo, calma, preocupação, raiva,...


" Onde o rostinho da criança demonstra que ela está feliz? Contente? Sorrindo de alegria? "



Exercícios de imaginação e expressões em frente ao espelho


" Você já ficou muito triste? Por quê? Como foi? O que você fez estando com tristeza? Imagine esse dia e imite em frente ao espelho como deve ter ficado seu rosto..."





Registro fotográfico das expressões fantasiadas no imaginário, para posterior atividade em folha

ALEGRE


BRAVO



ASSUSTADO



PREOCUPADO


MONTAGEM DE EXPRESSÕES FACIAIS CONFORME A EMOÇÃO PEDIDA.
RELAÇÃO COM SUAS EXPRESSÕES REGISTRADAS EM FOTOS




Produções de João Carlos:








MODELOS DAS ATIVIDADES IMPRESSAS UTILIZADAS NESSE AEE:









18 de Julho - João Vítor


ATIVIDADES PRÁTICAS ENVOLVENDO NOÇÃO DE POSIÇÃO: NA FRENTE/ ATRÁS/ DE UM LADO E DO OUTRO LADO/ EM CIMA / EMBAIXO.










IDENTIFICAÇÃO DAS LETRAS DO NOME / MONTAGEM DO NOME



MINHA IDENTIDADE: EU TENHO UM NOME, TODAS AS COISAS TEM UM NOME.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

16 de julho - AEE Izabela


O início de nosso atendimento hoje, deu-se por iniciativa da educanda que entrou na salinha e foi direto na caixa de brinquedos. Sentou-se próxima e ficou tentando abrí-la.

Demos início então, explorando os brinquedos e seguindo etapas de estimulação:

1- Retirar um a um e ao querer descartar o brinquedo, não jogá-lo longe, colocá-lo na tampa ao lado;

2- Sentir as formas e texturas dos objetos escolhidos;

3- Perceber sons batendo um objeto no outro;

4- Visualizar alguns brinquedos e as ações da professora com o objetivo de estabelecer relação com sua vida diária. Ex: escova de pentear os cabelos, copo para beber, prato, garfinho, panela,...



5- Perceber objeto escondido. Procurar embaixo de outro o que desapareceu;






6- Cachorrinho agarradinho: Retirar o bichinho do ombro esquerdo, do ombro direito, da perna,...


" E a Iza não tirou...olhou, olhou,..."


7- Brincando com a minha amiga boneca: Izabela pegou a boneca e deitou com ela. Depois foi estimulada a tirar e colocar o brinquedo na cadeirinha, colocamos o seu gorro na boneca...






ATIVIDADE ENVOLVENDO PENSAMENTO, COORDENAÇÃO MOTORA FINA E MEMÓRIA.

Dentro de uma caixa, GIZ de cera, várias cores.
Observar a professora pegar um e colocá-lo dentro da lata.
Imitar a professora, um a um ir retirando da caixa e colocando na lata.


Regrinhas: Não jogar o giz no chão, pegar sozinha, firmar na mão e achar a forma correta de encaixá-lo na lata. Não dispersar até que conclua a retirada de todos da caixa com destino à lata.



A cada acerto da educanda, a professora batia palmas e fazia festa. Concluímos a atividade com sucesso!



HORA DE ESCOVAR: Retirar escova e creme dental da caixa, ir ao banheiro com a profe, escovar, lavar a escova, secar e voltar para a salinha.




Primeiro contato no AEE, com o Fio Dental. Pegou, mas não deixou a professora passar em seus dentinhos, ficará para a próxima..

16 de julho - João Carlos




ATIVIDADES DE SIMETRIA, CLASSIFICAÇÃO, PERCEPÇÃO VISUAL, SEQUENCIAÇÃO E AUTONOMIA EM ESCOLHER ALGUMAS ATIVIDADES PARA REALIZAR.






Site Interativo Poissonrouge e Descobrindo Formas


terça-feira, 10 de julho de 2012

10 DE JULHO- ARTHUR

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

No atendimento de hoje, realizaremos atividades lúdicas, no pátio da escola: para brincar, para pensar, para pular, correr e vivenciar novas formas de estruturar o pensamento. É uma delícia!!!


Sentados no banco, perguntei se o educando conhecia o Jogo da Amarelinha. Pedi que desenhasse com giz de quadro, no banco, como é a forma do jogo e me explicasse as regras.


Observação do traçado da Amarelinha no chão do pátio escolar. Escrita da sequência numérica necessária para o jogo (Arthur foi riscando com o giz ) os numerais de 1 a 10 e o espaço do céu.



Recapitulação oral com a profe de como dar início  ao jogo e as formas de pular nos retângulos.


A professora iniciou para o educando observar algumas regras: na ida jogar a pedra e  pular por cima dela, na volta pegá-la antes de passar pelo número que ela estava, não pisar nas linhas dos retângulos, somente nos MEIOS, equilibrar o corpo em um só pé ao abaixar para juntar a pedra, no céu poderá  andar livremente,
etc.


O educando dá início ao Jogo



JOGO DA AMARELINHA /  JOGO DOS CESTOS - Bola ao alvo

Objetivos do AEE:

- Experimentar as atividades  lúdicas  que desenvolvem  habilidades perceptivo-motoras, tais como: imagem corporal, controle visual-motor, coordenação motora ampla, viso-motora, óculo-manual,  fina, propriocepção, orientação espacial, direcionalidade,lateralidade, equilíbrio, atenção, organização do pensamento para criação de estratégias, memória,...

- Representar após, através de desenho a forma do jogo AMARELINHA, evidenciando compreensão da sequência a ser seguida e memória do que vivenciou.

- Identificar o próprio corpo como ponto de referência no Jogo dos Cestos: lateralidade e localização (perto/longe, em cima/embaixo/ ao lado de, entre, ao redor, limite, dentro/fora, centro/extremidade, canto superior/canto inferior)





E agora? A pedra não chega no número 10 ???




Acertar a bola no cesto maior, de tamanho médio e finalmente no menor.




Mirar e jogar a bola dentro do cesto, de modo que ela fique .



De volta à sala, registro através de desenho ( Jogo da Amarelinha)




ATIVIDADE INCLUSIVA - VAMOS APRENDER LIBRAS?

Sabendo que o ensino de LIBRAS na escola regular facilita a comunicação e interação entre pessoas com necessidades educacionais especiais auditivas e ouvintes, o que é fundamental para o processo inclusivo, já que a vida em sociedade depende, principalmente, da capacidade de interação entre as pessoas, o que se dá, essencialmente, pela linguagem e do compromisso que a escola pública e o AEE tem com o ensino de LIBRAS, aproveitei o interesse do educando para juntos, iniciarmos esse processo de conhecimento.


Apresentei o alfabeto em Libras para letra a letra irmos gesticulando.

Alfabeto em Libras








Atividades realizadas:


Ver a letra apontada pela professora e representá-la manualmente;
- Representar seu nome no Alfabeto em Libras;
- Descobrir palavras através do jogo no computador: Caça-palavra do Corpo Humano – Alfabeto em Libras







Fonte de pesquisa: http://bento.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20100611100471carla_alessandra_de_oliveira_nascimento.pdf