Modelo de uma das ATIVIDADES que montei e estarei aplicando:
MONTAGEM ORIENTADA - AEE/ PROFESSORA ANDRÉA
ESSA ATIVIDADE APLICADA SERVIRÁ PARA OBSERVAR NO EDUCANDO :
· Habilidade Manual / motricidade
· Reconhecimento e reprodução de figuras
· Compreensão de enunciados
· Criatividade
· Noção de espaço e de lateralidade
· Nomeação das figuras e conceitualização
· Reconhecimento de CORES
· Esquema Corporal
· Produção textual oral e ou escrita ( com ou sem intervenção)
· Noções de IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/ COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.
· Noções de IGUAL/DIFERENTE, CLARO/ ESCURO, PERTO/LONGE, FRENTE/ TRÁS, CURTO/ COMPRIDO, ALTO/BAIXO, EM CIMA/ EMBAIXO, DIREITA/ESQUERDA, CONTAGEM NUMÉRICA, VAZIO/CHEIO, MUITO/ POUCO, MAIOR/MENOR, QUANTIDADE, ENTRE/ AO LADO DE, GROSSO/ FINO, GORDO/ MAGRO, DENTRO/FORA.
· HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO
ORIENTAÇÕES E VARIAÇÕES:
- AS ORIENTAÇÕES SERÃO LIDAS E MEDIADAS CONFORME O NÍVEL LETRADO E DE HIPÓTESE DE ESCRITA DO EDUCANDO PARA QUE SEJAM DESAFIADORAS.
- EDUCANDOS NÃO-ALFABETIZADOS , A PROFESSORA ANDRÉA IRÁ LENDO E EXPLICANDO PASSO A PASSO AS ORIENTAÇÕES. OS DEMAIS DEVERÃO LER, INTERPRETAR, RECORTAR, MONTAR , COLAR, DESENHAR CONFORME SUA CAPACIDADE, RECEBENDO MEDIAÇÃO SÓ QUANDO NECESSÁRIO.
1- Observe as figuras. Conte para a professora o que você vê – Nomeie e conceitue as figuras.
2- Você pode colorir o LAGO com a COR que quiser. Diga o nome da cor escolhida para a professora e o motivo de ter escolhido essa COR.
3- LAGO- Recorte e cole o lago no CANTO da folha branca que você recebeu.
4- CASA- Colorir a CASA com 3 CORES DIFERENTES :
O telhado – COR ESCURA
As paredes- COR CLARA
As janelas e portas- DA COR DO SEU CABE LO
Recorte e cole a CASA, LONGE do LAGO
Na FRENTE da casa, desenhe uma RUA, uma ESTRADA bem COMPRIDA.
ATRÁS da CASA, cole a ÁRVORE mais ALTA.
Conte os frutos das ÁRVORES. Qual das duas tem MENOS frutos? Faça um X nela.
Em cima do TELHADO da CASA , cole o GALO.
5- ESPANTALHO- Pinte o espantalho como quiser. Para que serve um espantalho?
Cole-o no final da estrada
Cole-o no final da estrada
Conte o número de passarinhos na CABEÇA e OMBROS do ESPANTALHO e escreva o numeral no LADO ESQUERDO de seu CORPO
No LADO DIREITO do ESPANTALHO desenhe uma CAIXA/ CESTA CHEIA de frutos ou flores.
6- SOL- Que cor pode ser o sol? Nomeie a COR escolhida:
Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO
Cole o sol no ALTO da folha e risque MUITOS RAIOS ao REDOR do CÍRCULO
7- NUVENS- Cole a NUVEM MENOR longe do SOL. Desenhe DENTRO dela 3 gotas de chuva.
A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
A NUVEM MAIOR, cole ENTRE o SOL e a NUVEM MENOR. Desenhe ABAIXO dela uma chuva bem FINA.
8- LAGO- Desenhe alguma coisa DENTRO do LAGO e explique o que você desenhou:
9- Encontre um local VAZIO na sua colagem.
Desenhe a figura humana, uma pessoa. Descreva como ela é:
Escreva um nome para essa pessoa .
10- As figuras que sobrarem ( trator e árvore) complete onde você desejar
11- Essas palavras são para nomear as figuras usadas na paisagem. Recorte as que estão no final da folha e cole-as em seu trabalho.
LAGO – CASA – GALO- ÁRVORE- NUVEM – SOL- TRATOR - ESPANTALHO
12- VAMOS INVENTAR UMA HISTÓRIA PARA ESSA PAISAGEM QUE VOCÊ MONTOU?
OLÁ COLEGA E PROFESSORA ANDRÉA, ESTOU TRABALHANDO COM UMA MENINA PORTADORA DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, NO 3º ANO E AINDA NÃO ESTA ALFABETIZADA, POSSUO UMA TUTORA PARA O AUXÍLIO DELA, GOSTARIA DE SABER SE PODERIAS ME AJUDAR, DANDO ALGUMAS DICAS PARA ALFABETIZAÇÃO DA MESMA? POIS SOU PEDAGOGA, MAS NÃO TENHO HABILITAÇÃO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E TE CONFESSO QUE ME SINTO POR ORAS,IMPOTENTE, PEÇO-LHE AJUDA SE PODERES! GOSTARIA DE OBTER SEU E-MAIL, PARA PODERMOS NOS COMUNICAR MELHOR, OBRIGADA SE FOR ATENDIDA!
ResponderExcluirOi Cleusa, meu email é andrea39padilha@gmail.com
ResponderExcluirPosso te ajudar sim, me envie seu email também!
Um abraço