Saiba como articular as práticas de leitura e de produção de texto à reflexão sobre a escrita durante projetos e sequências didáticas
Completar uma tabela e analisá-la
À medida que segue o estudo sobre os animais, organize com as crianças as informações pesquisadas nos livros e durante o trabalho de campo. Uma tabela é preenchida conforme elas ampliam os conhecimentos sobre o tema. Faça uma cópia dela, deixando algumas colunas vazias para que a turma complete com os dados correspondentes.
À medida que segue o estudo sobre os animais, organize com as crianças as informações pesquisadas nos livros e durante o trabalho de campo. Uma tabela é preenchida conforme elas ampliam os conhecimentos sobre o tema. Faça uma cópia dela, deixando algumas colunas vazias para que a turma complete com os dados correspondentes.
As discussões são iniciadas com Taís e Francisco para que
todos entendam como deve ser o trabalho em dupla. As questões colocadas fazem
com que as crianças justifiquem suas escolhas, explicitem seus argumentos e
interpretem seus escritos para os demais. Francisco tem uma hipótese de escrita
silábica com valor sonoro convencional e a reflexão de Taís traz problemas
novos para ele, o que é muito útil nesse momento da aprendizagem.
Ler para preencher um álbum
Os alunos devem completar um álbum de figurinhas. Escolha uma das páginas em que aparece um tipo de animal - por exemplo, os peçonhentos. Peça que as crianças leiam o nome registrado abaixo do espaço reservado para cada imagem antes de selecionar a que será colada. Além de ampliar os saberes sobre os bichos, a turma deve refletir sobre a língua escrita.
Os conhecimentos prévios dos alunos são levados em
consideração pela professora, que faz diferentes perguntas para que todos
avancem. Com isso, ela possibilita a reflexão sobre aspectos quantitativos (o
tamanho da palavra e o número de letras que a compõem) e os qualitativos (quais
letras usar). Os mais avançados podem comparar termos que começam e terminam da
mesma forma. Assim, pensam a respeito da palavra como um todo.
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