Nesse atendimento a educanda foi desafiada a solucionar as situações problemas com pouca mediação da professora. Confiram !
"Quais animais estão de FRENTE, EM CIMA? Qual a parte de TRÁS do animal, EMBAIXO? Ligue a frente do LEÃO, com as costas dele...
" Quantos lápis? Qual o menor? Qual o maior? Onde cabe o primeiro lápis? ...
Organize sozinha todos os lápis...
Montagem dos quadrados (com as quatro cores) dentro da caixa - ora com mediação da professora, ora sem intervenções
As atividades de intervenção se revelam importante instrumento de
modificação de comportamento; as experiências de aprendizagem são o instrumento para
promover conhecimentos e desenvolvimento. No caso da resolução de problemas,
essas atividades auxiliam os estudantes a desenvolver a capacidade de
estratégia cognitiva ao organizar soluções novas para os problemas, a utilizar
diversos meios para controlar o próprio pensamento e os processos de
aprendizagem. Como condições internas, tem-se a recuperação de conceitos e
regras relevantes e como condições externas a descrição verbal e oferecimento
de situações variadas para exercer a estratégia. (FONSECA, 1995; COLL,
PALACIOS, MARCHESI, 1996; MAYER, 1992).
Nenhum comentário:
Postar um comentário