De acordo com o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de
distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a
começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir,
de pensar e da história pessoal”.
Construir a identidade
implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e
limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as
pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e
segue até o seu fim,..."
Objetivos do AEE:
* Percepção da função social da escrita;
* Reconhecimento do nome como parte do EU;
* Aprimoramento da escrita do nome e sobrenome;
* Proporcionar ao educando a apropriação de sua identidade;
* Favorecer a prática e o entendimento de que é preciso assinar todas as
suas produções.
" A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões: tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável; é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina para o educando,
a ambiguidade na interpretação; tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor; do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou indivíduos, com nomes, faz parte dos intercâmbios sociais de nossa cultura; a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessárias para escrever os nomes; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional; a realidade convencional da escrita o que serve de referência para checar as próprias hipóteses".
ATIVIDADES NO PAINT:
Nenhum comentário:
Postar um comentário