1.Curso de formação (e de pós-graduação, se tiver); tempo de magistério; como é o trabalho que realiza na sala multifuncional? Você leciona alguma disciplina? Seus alunos são do ensino fundamental ou médio?
Sou formada em Pedagogia Pré-Escolar (1994), fiz também Complementação em Pedagogia Séries Iniciais (2003) pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Tenho duas Pós Graduações: A prática lúdica em Educação Infantil e Séries Iniciais (2009) e Educação Especial (concluída em setembro de 2011)
Sou professora efetiva na rede municipal de Educação Infantil 20h e Ensino Fundamental 20h, totalizando a carga horária de 40h semanais, atuo há quase 20 anos na Rede Pública.
Atualmente assumi a Sala de Recursos Multifuncionais 40h. O trabalho que realizo na Sala Multifuncional é de cunho pedagógico,objetivando avanços na questão cognitiva, afetiva,social e motora do aluno com necessidades educacionais especiais – ANEE. Atendo no período contrário ao ensino regular, 16 alunos que cursam o ensino fundamental da unidade escolar com diagnósticos variados de Autismo, Síndrome de Willians, Síndrome de Asperger, Síndrome de Ossos de Cristal – Osteogênese Imperfeita, Deficiência Auditiva,Transtorno Global do Desenvolvimento, Deficiência Intelectual,Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,Dislexia, Epilepsia de Ausência da Infância.
Os alunos ( do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental),recebem atendimento no contraturno, duas vezes na semana no período corrido de 2 horas, individualmente ou em duplas dependendo do caso.
Nesses atendimentos são realizadas atividades que irão auxiliá-los em um melhor desempenho no ensino formal, que irão auxiliá-los a desenvolver maior independência e autonomia na vida diária.
Atividades essas envolvendo Linguagem, sensações,percepções, coordenação motora, atenção, concentração, memória, raciocínio lógico, nomeação e formação de conceitos, atividades de vida diária – AVDs, atividades que envolvam questões comportamentais e que auxiliem na sala de aula a aceitar o outro, tolerar frustrações, expor seus desejos e anseios, etc. Também desenvolvo na SRMs a Comunicação Alternativa, a Tecnologia Assistiva, a Produção de Materiais Pedagógicos Adaptados buscando constante intercâmbio e oferecimento de orientações aos professores que atuam com esses educandos no ensino regular.
Dentro desse trabalho com a Tecnologia Assistiva, buscando uma Tecnologia Acessível eu comecei a desenvolver com o educando Jhonathan , aluno da sétima série, que apresenta um diagnóstico de Déficit Cognitivo leve associado a Transtorno de Déficit de Atenção , atividades de pesquisas na Internet, utilização dos programas oferecidos pelo computador , jogos on line que despertassem seu interesse e contribuíssem para melhorar sua leitura, escrita, atenção, raciocínio e principalmente a criatividade, a capacidade de tomar decisões, dar sugestões e de ter iniciativas.
Nesse processo, Jhonathan sinalizou sua vontade de criar um BLOG. Á partir de seu interesse , foi criado o espaço virtual http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com/ . O Blog foi criado em agosto do corrente ano.
Nesse espaço os alunos irão pesquisar, ler, escrever comentários, expor suas produções nos atendimentos, opinar sobre o que desejam ampliar de conhecimento...construindo seu aprendizado no BLOG e tendo acesso às construções dos demais colegas.
Os três alunos mais velhos (sexta e sétima séries, incluindo Jhonathan) ficarão responsáveis pela digitação dos textos, dos atendimentos realizados a serem postados no BLOG, bem como aprenderão como postar imagens, documentos, configurar, mexer no design do BLOG...
O objetivo dessa ação será o de estimular nesses ANEEs a importância da RESPONSABILIDADE, CUMPRIMENTO DE SUAS OBRIGAÇÕES, ORGANIZAÇÃO E ATENÇÃO AO TRABALHO QUE SE COMPROMETEU A EXECUTAR e quem sabe contribuir para inseri-los com mais chances no Mercado de Trabalho.
Toda a equipe técnico pedagógica da unidade escolar (direção, especialistas, professores, monitores dos alunos...) poderá acompanhar os atendimentos , trocando pareceres, idéias e sugestões com a professora Andréa.
Alunos envolvidos e suas famílias terão acesso ao que está sendo produzido e autonomia para opiniões e sugestões de novas possibilidades na utilização dessa ferramenta virtual e colegas da instituição escolar poderão visitar incentivando-os a acreditarem em seu potencial.
Acredito que o BLOG pode servir como um instrumento de divulgação do trabalho de Atendimento Educacional Especializado, como um meio de aproximação da professora do AEEE com professores do ensino regular, como uma ferramenta de inclusão das famílias no processo ensino aprendizagem, como um recurso de avaliação de todos os envolvidos, como um instrumento acessível a todos e gratuito...enfim, acredito que esse projeto evoluirá com várias formas de exploração e várias vertentes de contribuição e ao sistema de ensino de modo geral!
3. Você pode relatar algum tipo de mudança em seus alunos desde que o blog foi criado?
Elevação da auto-estima, melhora na linguagem (processo de leitura e escrita), melhora no vínculo afetivo com a professora do AEE, demonstrações de confiança em si mesmo e na sua capacidade...
4. Mais algo a ressaltar?
4. Mais algo a ressaltar?
Eu gostaria de ressaltar que desde 06 de maio de 2011, eu movimento um BLOG da Sala MULTIESPECIAL no endereço: http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com/
O Blog foi criado inicialmente com o objetivo de informar toda a comunidade escolar(direção, professores, pais ) sobre as questões inclusivas, as questões das deficiências existentes na nossa instituição de ensino, atividades apropriadas aos ANEEs, as dúvidas referentes a Legislação em vigor, ...
Quando houve interesse por parte de Jhonathan, criamos um Blog, que funcionaria como uma extensão do Processo Inclusivo que já havia iniciado!
Visite também o http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com/ e me dê um parecer seu do que achou...
Obrigada!
Um abraço, Professora Andréa Regina Marques Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário