Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Luciana e Jeferson - 26 de setembro

LITERATURA  INFANTIL : JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

- Ouvir a história;
- Recontá-la;
- Imaginar-se se fosse o personagem quais atitudes tomaria;
- Conversa sobre a situação que João e sua mãe enfrentaram (fome, falta de trabalho para sobreviverem);
- Existe a Galinha dos Ovos de Ouro? Dinheiro cai do céu? Reflexão sobre a importância do trabalho.
- Atividade com Quebra-cabeça da história
- Digitar seu nome completo no computador.




A origem da História:

João e o Pé de Feijão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ilustração de Arthur Rackham.
João e o pé de feijão é um conto de fadas de origem inglesa. A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890, com a publicação de English Fairy Tales. A versão de Jacobs é mais comumente publicada atualmente e acredita-se que seja mais próxima e fiel às versões orais do que a de Tabart, porque nesta falta a moral que há naquela .

Enredo
A história conta que um menino, chamado João, vai ao mercado a mando de sua mãe com o objetivo de vender uma vaca. Quando João chega ao mercado, um estranho lhe propõe cinco "feijões mágicos em troca da vaca. João aceita a barganha e retorna para casa com os feijões no bolso. A mãe fica furiosa por ele não ter seguido suas instruções de vender a vaca e joga os feijões pela janela. Enquanto João dorme, os feijões germinam e dão origem a gigantes pés de feijão. João ao acordar, escala o pé de feijão e chega à uma terra acima das nuvens. Este lugar é habitado por um gigante que se alimenta de seres humanos.
João é protegido pela esposa do gigante e consegue fugir dali depois de roubar uma sacola de moedas de ouro. João retorna no dia seguinte e rouba a galinha dos ovos de ouro do gigante e mais uma vez consegue escapar ileso. No terceiro dia, João volta à terra do gigante para roubar uma harpa de ouro. Dessa vez, o gigante persegue João, mas João consegue descer o pé de feijão mais rapidamente e o corta com um machado.

Controvérsias
Esse conto é marcado por controvérsias porque retrata um héroi que entra escondido na casa de um homem, ganha a simpatia de sua esposa para assim conseguir roubá-lo e por fim o mata. Ele não encontra nenhum conflito moral ou punição por seus atos.

VOCÊ CONCORDA COM ESSA QUESTÃO ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário