Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Divulgação do Blog no site da Prefeitura Municipal de Itajaí

Release publicado no Portal da Prefeitura:

A inclusão de crianças com deficiência no Ensino Regular é um tema muito valorizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí. Mediante a esta proposta bastante incentivada em toda a Rede, foi criado por um aluno e uma professora na Escola Básica Prefeito Alberto Werner um BLOG. O espaço permite que os educandos portadores de deficiência expressem de diferentes maneiras o aprendizado.
A ideia conforme a professora responsável pela Sala Multifuncional, Andréa Regina Marques Padilha, surgiu do aluno Jhonathan Willian Pinto que possuía a vontade de criar um espaço interativo online. Com a ajuda da educadora, nasceu o ambiente virtual ( http://construindonasalamultiespecial.blogspot.com/ ) para o uso de toda a sala. Sala Multifuncional é um espaço organizado com equipamentos de informática, ajudas técnicas, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados, para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. “Os encontros ocorrem duas vezes por semana, de forma individualizada, no contraturno escolar, durante o período de 2 horas”, comenta a professora. Segundo a professora, logo o BLOG virou uma febre entre as crianças. Andréa atende 15 alunos com deficiências distintas como autismo, síndrome de Asperger, síndrome de ossos de cristal, síndrome de Williams, entre outros.
A ferramenta é utilizada para que possam relatar experiências e vivências que ocorrem durante o atendimento. Os alunos também usam o espaço para fazer pesquisas, digitar, criar atividades, opinar sobre o que desejam conhecer e ainda, possuem o acesso às construções dos demais colegas.
“É um espaço virtual acessível a todos, gratuitamente e permite trabalhar de uma forma mais profunda questões motoras, de linguagem, a atenção, memória, concentração, além do fato de estarmos os incluindo no mundo digital”, afirma Andréa.
Uma postagem recente deste mês de Setembro mostra o aluno Arthur aprendendo a digitar no teclado de um computador. Ao final da Postagem, a professora digita “O que você achou da aula hoje, Arthur? E ele responde “Legal, divertido, aprendi sobre tudo”.

--
Marina Assis
Jornalista DRT SC 0003469
SME - Secretaria Municipal de Educação
(47)3249-3346
(47)9926-3130

Nenhum comentário:

Postar um comentário