Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

quarta-feira, 4 de julho de 2012

03 de JULHO - Atendimento Beatriz



Passeio pela escola


Objetivos combinados previamente com a educanda:


- Observar os enfeites, cartazes, paredes e portas espalhados pela escola, apontando o que está DIFERENTE ;
- Relatar para a professora o que está vendo - Nomes, características, para que servem (funções), etc;
- Andar AO LADO da professora (sem sair correndo na frente);
- Fazer silêncio pelos corredores, não gritar, não entrar nas salas de aula , obedecer ao que a professora está solicitando;





O que é isso? Por que esse menino está  vestido dessa forma? O que ele tem na cabeça? Como está seu rosto? E o que são esses papéis pendurados, qual o nome e para que servem?



Onde mais há algo diferente colado? Sim, na porta do 3º ano... O que você está vendo? Me explique...  



Bia disse não conhecer PINHÃO: - Eu nunca comi!



Isso é uma FESTA. Está acontecendo de DIA ou de NOITE? Como você sabe ? (Olhamos o céu representado no cartaz do 4º ano - escuro, com estrelas e lua: É de NOITE!!!




Nas FESTAS JUNINAS podemos ver: BANDEIRINHAS penduradas para enfeitar, BARRAQUINHAS para vender comidas, FOGUEIRA de São João, CAIPIRAS crianças vestidas  e pintadas no rosto...



Mas tem também muita MÚSICA nas Festas Juninas. Você conhece essa música Bia? A professora vai ler o que está escrito aqui nesse cartaz. O Balão que a música fala é esse aqui que está colado, é o BALÃO DE SÃO JOÃO. 






" ... Cai aqui na minha ..."  Bia notou que tinha a marca de uma mão para completar a música.


Cantamos juntas a cantiga 



Visitamos a Biblioteca e pedimos à bibliotecária para ceder-nos um livro que explicasse as Festas Juninas ( a profª Andréa já havia selecionado anteriormente e combinado com a bibliotecária).
A professora leu e explorou com a educanda as imagens de TRAJES, COMIDAS TÍPICAS, BRINCADEIRAS , DANÇA DA QUADRILHA E ENFEITES JUNINOS. 



Expliquei que quando houver a Festinha Junina de nossa escola, Bia vai colocar esse tipo de roupa caipira em casa, a mamãe vai pintar seu rosto e ela virá brincar e dançar na quadrilha que a profª de Educação Física está ensaiando nas aulas. Por isso ela deve participar dos ensaios.  




Voltamos para nossa sala e realizamos interpretação oral e através de desenho. Beatriz foi desenhando e me explicando o que TEM nas Festas Juninas.



Colorir, recortar e montar um boneco caipira . 



No seu cartaz, desenhar com lápis de cor BRANCO sobre papel preto, giz de cera  com  CORES CLARAS somente, a sua Festa Junina . 



Onde vamos pregar o seu Cartaz Beatriz?
- Eu tive uma idéia...Já sei , aqui ! (Bia falou apontando para a porta)





O objetivo desse atendimento foi abordar os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula para aprimorar a compreensão da educanda ao que são as Festas Juninas e porque ela deverá vir vestida de caipira ao final dos estudos em sala, bem como a expressão oral, interpretação escrita, memória, ampliação de vocabulário, atenção e percepção de detalhes


2 comentários:

  1. Oi Andréa, parabéns seu trabalho é maravilhoso.
    Que saudades de vocês, a Bia está muito linda, manda um beijo p ela e para vocês todas ai!!!!! Saudades!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Keli, a Bia e a Rose também lembram com carinho de você!

    ResponderExcluir