Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

10 DE JULHO- ARTHUR

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

No atendimento de hoje, realizaremos atividades lúdicas, no pátio da escola: para brincar, para pensar, para pular, correr e vivenciar novas formas de estruturar o pensamento. É uma delícia!!!


Sentados no banco, perguntei se o educando conhecia o Jogo da Amarelinha. Pedi que desenhasse com giz de quadro, no banco, como é a forma do jogo e me explicasse as regras.


Observação do traçado da Amarelinha no chão do pátio escolar. Escrita da sequência numérica necessária para o jogo (Arthur foi riscando com o giz ) os numerais de 1 a 10 e o espaço do céu.



Recapitulação oral com a profe de como dar início  ao jogo e as formas de pular nos retângulos.


A professora iniciou para o educando observar algumas regras: na ida jogar a pedra e  pular por cima dela, na volta pegá-la antes de passar pelo número que ela estava, não pisar nas linhas dos retângulos, somente nos MEIOS, equilibrar o corpo em um só pé ao abaixar para juntar a pedra, no céu poderá  andar livremente,
etc.


O educando dá início ao Jogo



JOGO DA AMARELINHA /  JOGO DOS CESTOS - Bola ao alvo

Objetivos do AEE:

- Experimentar as atividades  lúdicas  que desenvolvem  habilidades perceptivo-motoras, tais como: imagem corporal, controle visual-motor, coordenação motora ampla, viso-motora, óculo-manual,  fina, propriocepção, orientação espacial, direcionalidade,lateralidade, equilíbrio, atenção, organização do pensamento para criação de estratégias, memória,...

- Representar após, através de desenho a forma do jogo AMARELINHA, evidenciando compreensão da sequência a ser seguida e memória do que vivenciou.

- Identificar o próprio corpo como ponto de referência no Jogo dos Cestos: lateralidade e localização (perto/longe, em cima/embaixo/ ao lado de, entre, ao redor, limite, dentro/fora, centro/extremidade, canto superior/canto inferior)





E agora? A pedra não chega no número 10 ???




Acertar a bola no cesto maior, de tamanho médio e finalmente no menor.




Mirar e jogar a bola dentro do cesto, de modo que ela fique .



De volta à sala, registro através de desenho ( Jogo da Amarelinha)




ATIVIDADE INCLUSIVA - VAMOS APRENDER LIBRAS?

Sabendo que o ensino de LIBRAS na escola regular facilita a comunicação e interação entre pessoas com necessidades educacionais especiais auditivas e ouvintes, o que é fundamental para o processo inclusivo, já que a vida em sociedade depende, principalmente, da capacidade de interação entre as pessoas, o que se dá, essencialmente, pela linguagem e do compromisso que a escola pública e o AEE tem com o ensino de LIBRAS, aproveitei o interesse do educando para juntos, iniciarmos esse processo de conhecimento.


Apresentei o alfabeto em Libras para letra a letra irmos gesticulando.

Alfabeto em Libras








Atividades realizadas:


Ver a letra apontada pela professora e representá-la manualmente;
- Representar seu nome no Alfabeto em Libras;
- Descobrir palavras através do jogo no computador: Caça-palavra do Corpo Humano – Alfabeto em Libras







Fonte de pesquisa: http://bento.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20100611100471carla_alessandra_de_oliveira_nascimento.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário