Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

26 de junho - Beatriz


EXPLORANDO O CONCEITO DE NÚMERO

  1. " Associado ao conceito de numerosidade, o desenvolvimento da contagem pela criança se desenvolve como a grande abertura para a compreensão de quantidades. Esta habilidade requer da criança que associe a nomeação dos números de acordo com a sua ordem, a coordenação dos nomes dos números com a identificação dos objetos no conjunto e a contagem única de cada objeto. Ao final da contagem, a criança deverá perceber a correspondência com o total de objetos pertencentes ao conjunto."                 




ATIVIDADES ORAIS PROBLEMATIZADORAS:

Coloquei na frente da educanda 3 peças do Mosaico . Perguntei: QUANTAS? QUAIS CORES?
Realizamos contagem. E AGORA TEM QUANTAS? Tirei uma  



E COMO SE ESCREVE O NÚMERO QUE VOCÊ CONTOU? 
Através de outras explorações fomos registrando os numerais de 1 a 3 em folha sulfite.


AGORA PEGUE A FOLHA QUE VOCÊ ESCREVEU O NÚMERO 1. COMO É UMA PEÇA?
Esperar a educanda pegar a peça, dizer a cor e colocá-la na EM CIMA do numeral.
Repetimos essa sequência com o número 2 e 3.


AGORA EU QUERO QUE VOCÊ CONTORNE A QUANTIDADE DE PEÇAS QUE VOCÊ REPRESENTOU O NÚMERO DA FOLHA. 
ATENÇÃO: Depois pinte os triângulos conforme você escolheu as cores.



Observar uma folha entregue pela professora com os numerais 1, 2, 3 espalhados .
Pedido: Olhe o numeral escrito e coloque AO LADO  dele a quantidade de peças que ele representa.


Cansou? Então vamos brincar de montar figuras?


No computador, jogo MOSAICO.
 Objetivo: Montar virtualmente a mesma figura que criou na mesa, lembrando de utilizar o mesmo número de triângulos e as mesmas cores. 

Jogos MOSAICO - http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/index.htm





Nenhum comentário:

Postar um comentário