Atividade envolvendo conceitos, noção de espaço e memória mediada:
Entreguei ao educando uma folha impressa com várias imagens para:
- Nomear;
- Conceituar;
- Pensar e oralizar a letra inicial de cada nome.
Com um alfabeto em mãos, solicitei que recortasse a figura, a letra inicial e organizasse as colagens na folha sulfite (sem intervir na distribuição das gravuras e delimitação do espaço).
- Escrita do nome completo na sua produção
Uso do programa PAINT como estratégia pedagógica
Para explorar a escrita do nome completo ao qual o educando ainda não domina, bem como aprimorar a coordenação motora e a criatividade utilizamos algumas atividades orientadas com o nome no programa do Windows.
Com o pincel a profe escreve o nome de João, que observa e tenta escrever com o uso do mouse.
Para auxiliá-lo no traçado das vogais a professoras (com uso do pincel), faz as letras pontilhadas, para que o aluno utilizando o spray, escolha uma cor e contorne-as por cima.
Escrita do nome utilizando o lápis de escrever
Escrita do nome e do traçado correto da letra O, utilizando spray da cor que preferir
- O Paint (Windows) ou Tuxpaint, kolourpaint (Linux) é um programa que na minha opinião pode ser bem acessível a todos os aprendentes .
Pode ser utilizado em nossos laboratórios de Informáticas da Rede Municipal, nos atendimentos das Salas Multifuncionais e até mesmo em casa, quando o educando tiver a possibilidade. Eu como pedagoga, especializada em Ludicidade e Educação Especial vislumbro inúmeras possibilidades com esse programa.
Abaixo, montei algumas sugestões que o professor pode organizar antecipadamente no Paint, apresentar ao(s) aluno(s) para que o mesmo realize a atividade de forma virtual.
* As sugestões foram montadas por mim, para apresentação no Workshop de Estratégias de Inclusão Sociodigital que venho ministrando pela FEAPI - Um abraço / Andréa Padilha
Confiram:
Atividades montadas no PAINT para edição :
Nenhum comentário:
Postar um comentário