Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

terça-feira, 8 de maio de 2012

LITERATURA INFANTIL







Segundo Cunha (1988, p. 42) é definido que a literatura deve ser “aprendida” pelo aluno, um silêncio total preenche o tempo entre a apresentação do título da obra a ser lida e a prova que comprove sua leitura.Ensinar o “ato” de ler, por meio da Literatura Infantil, não é simplesmente ensinar a criança a ler o mundo, mas sim um “ato” de amor, uma vez que, “Literatura é arte. Foi a maneira mais bonita que a palavra encontrou para expressar-se verbalmente bela”.
Para Abramovich (1994, p. 23) o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo.A literatura mexe com a imaginação, pensamento e ajuda na formulação de idéias, visto que, um homem evoluído tem mente evoluída, e esta é a tarefa principal da Literatura Infantil, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres nesta sociedade.
Ouvir histórias é viver um momento de gostosura, de prazer, de divertimento dos melhores... è encantamento, maravilhamento, sedução... O livro da criança que ainda não lê é a história contada. E ela é (ou pode ser) ampliadora de referenciais, poetura colocada, inquietude provocada, emoção deflagrada, suspense a ser resolvido, torcida desenfreada, saudades sentidas, lembranças ressuscitadas, caminhos novos apontados, sorriso gargalhado, belezuras desfrutadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provoca... (ABRAMOVICH, 1994, p. 24)
É necessário que o professor faça a seleção de livros de literatura que tenham boa estética, texto apropriado, uma ilustração motivadora, etc. É através da literatura infantil  que se pode fornecer condições da criança ter “conhecimento do mundo e do ser” por intermédio da realidade criada pela fantasia do escritor.
Como diz Louis Paswels (apud Abramovich , 1994, p. 24) quando uma criança escuta, a história que se lhe conta penetra nela simplesmente, como história. Mas existe uma orelha detrás da orelha que conserva a significação do conto e o revela muito mais tarde.
O ato de ouvir uma história não fica somente na audição das palavras, mas é fixado na mente da criança, fazendo com que ela possa interpretar o mundo social onde está inserida, transformando-se num sujeito ativo e participativo.A literatura infantil desenvolve não só a imaginação das crianças, como também permite que elas se coloquem como personagens das histórias, das fábulas e dos contos de fada, além de facilitar a expressão de idéias.
Sendo assim, para que se consiga sucesso nesse sentido, pode-se inventar e improvisar situações gostosas e significativas como trabalhos em grupos, debates, leitura crítica de jornais, dramatização de histórias, etc. É através de situações como estas que o aluno irá perceber-se como um sujeito atuante, que sente liberdade, prazer e gosto pela leitura e com certeza sentir-se-á também valorizado por participar desse processo.

Sandra Vaz de Lima
Nascida no município de Telêmaco Borba - Paraná. Graduada em Letras/ Inglês/Espanhol e Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clinica/ Institucional. Atua na área de Educação Especial na Rede Municipal e Estadual, e na Formação de Docentes


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