A música é uma poderosa aliada educacional e um estímulo para o aprendizado. Os educadores brasileiros descobriram que têm condições de criar materiais de alta qualidade para seus alunos e não apenas de transmitir o que encontram nos livros e a música é uma dessas descobertas.
Foi
constatado também que a música não serve só para acalmar e disciplinar aquela
turma desatenta e desobediente, mas serve ainda para diversas áreas do cérebro e
facilita o aprendizado.
Segundo Paulo Roberto Suzuki,
professor e educador na área de computação e criatividade, músico, estudante e
pesquisador na área de musicoterapia, pesquisas da neurociência dos últimos 10
anos fizeram constatações significativas no processo cerebral em relação à
música.
A
música é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro. Além de
ajudar no raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da
linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons
sutis e para o aprimoramento de outras habilidades.
“A
música atua nos dois hemisférios do cérebro. O lado esquerdo que é mais lógico e
seqüencial e o direito que é holístico, intuitivo, criativo. No processo musical
os dois lados são trabalhados”, diz Suzuki.
Pesquisas realizadas com o intuito
de provar essa característica de estímulo cerebral da música mostram que, depois
de meses de aula de piano e canto, crianças mostraram melhores resultados na
cópia de desenhos geométricos, na percepção espacial e no jogo de quebra-cabeças
do que as que não tiveram aulas de música.
EU AMO A MÚSICA, AMO CANTAR E VOCÊ?
A MÚSICA APROXIMA, ACALMA, MOTIVA, LEVANTA A AUTO-ESTIMA...
MÚSICA E AEE É UM CASAMENTO QUE DÁ CERTO !!!
MÚSICA E AEE É UM CASAMENTO QUE DÁ CERTO !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário