Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A MÚSICA, AHHH...A MÚSICA...

EM BREVE , DAREMOS INÍCIO AO PROJETO: AEE CANTANDO E SEUS MALES ESPANTANDO


A música é uma poderosa aliada educacional e um estímulo para o aprendizado. Os educadores brasileiros descobriram que têm condições de criar materiais de alta qualidade para seus alunos e não apenas de transmitir o que encontram nos livros e a música é uma dessas descobertas.

Foi constatado também que a música não serve só para acalmar e disciplinar aquela turma desatenta e desobediente, mas serve ainda para diversas áreas do cérebro e facilita o aprendizado.

Segundo Paulo Roberto Suzuki, professor e educador na área de computação e criatividade, músico, estudante e pesquisador na área de musicoterapia, pesquisas da neurociência dos últimos 10 anos fizeram constatações significativas no processo cerebral em relação à música.

A música é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro. Além de ajudar no raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades.

“A música atua nos dois hemisférios do cérebro. O lado esquerdo que é mais lógico e seqüencial e o direito que é holístico, intuitivo, criativo. No processo musical os dois lados são trabalhados”, diz Suzuki.

Pesquisas realizadas com o intuito de provar essa característica de estímulo cerebral da música mostram que, depois de meses de aula de piano e canto, crianças mostraram melhores resultados na cópia de desenhos geométricos, na percepção espacial e no jogo de quebra-cabeças do que as que não tiveram aulas de música.

EU AMO A MÚSICA, AMO CANTAR E VOCÊ?
A MÚSICA APROXIMA, ACALMA, MOTIVA, LEVANTA A AUTO-ESTIMA...
MÚSICA E AEE É UM CASAMENTO QUE DÁ CERTO !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário