Nossas vivências na Sala de Recursos Multifuncional 2011/2012

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 de agosto - Atendimento João Carlos


Atividade envolvendo conceitos, noção de espaço  e memória mediada:

Entreguei ao educando uma folha impressa com várias imagens para: 

- Nomear;
- Conceituar;
- Pensar e oralizar a letra inicial de cada nome.

Com um alfabeto em mãos, solicitei que recortasse a figura, a letra inicial e organizasse as colagens na folha sulfite (sem intervir na distribuição das gravuras e delimitação do espaço).



- Escrita do nome completo na sua produção


Uso do programa PAINT como estratégia pedagógica

Para explorar a escrita do nome completo ao qual o educando ainda não domina, bem como aprimorar a coordenação motora e a criatividade utilizamos algumas atividades orientadas com o nome no programa do Windows. 


Com o pincel a profe escreve o nome de João, que observa e tenta escrever com o uso do mouse.
Para auxiliá-lo no traçado das vogais a professoras (com uso do pincel), faz as letras pontilhadas, para que o aluno utilizando o spray, escolha uma cor e contorne-as por cima.




Escrita do nome utilizando o lápis de escrever




 Escrita do nome e do traçado correto da letra O, utilizando spray da cor que preferir


 - O Paint (Windows) ou Tuxpaint, kolourpaint (Linux) é um programa que na minha opinião pode ser bem acessível a todos os aprendentes .
Pode ser utilizado em nossos laboratórios de Informáticas da Rede Municipal, nos atendimentos das Salas Multifuncionais e até mesmo em casa, quando o educando tiver a  possibilidade. Eu como pedagoga, especializada em Ludicidade e Educação Especial vislumbro inúmeras possibilidades com esse programa.

Abaixo, montei algumas sugestões que o professor pode organizar antecipadamente no Paint, apresentar ao(s) aluno(s) para que o mesmo realize a atividade de forma virtual.

* As sugestões foram montadas por mim, para apresentação no Workshop de Estratégias de Inclusão Sociodigital que venho ministrando pela FEAPI - Um abraço / Andréa Padilha

Confiram:
































Atividades montadas no PAINT para edição :























Nenhum comentário:

Postar um comentário